A cidade de Três Pontas será sede do Encontro da Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federasantas) Regional Sul, agendado para a próxima sexta-feira (29), no Auditório da Cocatrel.

Estão sendo convidados, os representantes do CONASEMS, COSEMS, Ministério Público e Poder Judiciário, diretores e administradores dos hospitais da região. Está confirmado a presença da presidente da entidade Kátia Rocha.

O evento foi divido em duas etapas. De 10:00 as 12:00 horas, os presentes irão debater sobre a contratualização dos hospitais filantrópicos. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o fluxo e o modelo de contratualização (requisitos, principais dificultadores e trâmite do processo do chamamento público).

A tarde, de 14:00 as 17:00 horas, o foco será a crise financeira do Estado de Minas Gerais e os hospitais filantrópicos. Os representantes das santas casas irão promover um debate sobre os graves problemas enfrentados atualmente pelos filantrópicos, que refletem na qualidade dos serviçoes prestados e no atendimento aos usuários do sistema de saúde. Eles devem propor e aprovar ações imediatas, que deverão ser tomadas pelos hospitais, inclusive de movimentos de paralisação, com o devido respaldo das autoridades presentes.

A Federassantas foi criada em 1986. Kátia Rocha é advogada especialista em direito da saúde, e é a primeira presidente do sexo feminino a frente da Federação. Antes ela era vice-presidente e já atuava fortemente na área em defesa dos hospitais filantrópicos e da saúde pública brasileira.

COMPARTILHAR

Comentários