Na foto, o Auditor da Receita Federal Pedro Moreira falando da importância do encontro

Três Pontas está sediando até a próxima sexta-feira (23), o II Encontro Estadual dos Regimentos Próprios de Previdência Municipal (RPPS).  Com patrocínio do Banco do Brasil (BB), o município que sedia o evento pela segunda vez no Clube de Campo de Catumbi (CCC), está recebendo gestores do Regimento, políticos e funcionários de institutos de várias partes de Minas Gerais. São cerca de 40 municípios que fazem um intercâmbio de informações previdenciárias, aprofundando conhecimento na matéria visando aprimorar a orientação, o acompanhamento, o controle e a fiscalização, servindo de base para a elaboração da política de investimentos de 2014. Economia nacional e internacional, análises e previsões do cenário são o foco do evento.

Depois de tomarem café da manhã, o evento foi aberto nesta quarta-feira (20), com a composição da mesa com – Pedro Moreira, Auditor da Receita Federal, Sônia Aparecida Maciente Bueno diretora do IPREV, Dário Manfioli da DMF, José Nilton Batista presidente do Conselho Deliberativo do IPREV, Maria Inês Cipriani Diretora da Unidade de Gestão Previdenciária de Brasília, Tiago Braz Superintendente do Governo de Minas Gerais do Banco do Brasil, Denise Purcina Diniz, Assessora da Unidade de Gestão Previdenciária, Rafael Silva Aliança Assessoria, Rogério Zico da Set Investimentos Érik dos Reis Roberto (PSDB) vice prefeito, Sérgio Eugênio Silva (PPS), presidente da Câmara de Três Pontas entre outros. O evento é patrocinado pelo Banco do Brasil.

As cidades que estão participando são além de Três Pontas, Carmo do Cajuru, Igaratinga, Sarzedo, Cambuí, Alvinópolis, Betim, Boa Esperança, Bom Sucesso, Brasília de Minas, Campanha, Campos Gerais, Conceição do Pará, Congonhas, Contagem, Extrema, Formiga, Guanhães, Itauna, Lavras, Mariana, Oliveira, Onça de Pitangui, Paraguaçu, Pompéu, Pouso Alegre, Rio Acima, São Francisco, Três Marias, Varginha, Vespasiano, Virginópolis.

DSC03723-001

Diferenças entre RPPS e RGPS

A Previdência Social no Brasil é composta por três regimes:

Regime Geral de Previdência Social (RGPS):
operado pelo INSS, uma entidade pública e de filiação obrigatória para os trabalhadores regidos pela CLT;

Regime Próprio de Previdência Social (RPPS):
instituído por entidades públicas – Institutos de Previdência ou Fundos Previdenciários e de filiação obrigatória para os servidores públicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e

Regime de Previdência Complementar:
operado por Entidades Abertas e Fechadas de Previdência Complementar, regime privado, com filiação facultativa, criado com a finalidade de proporcionar uma renda adicional ao trabalhador, que complemente a sua previdência oficial.

(Denis Pereira – A Voz da Notícia)

[ot-gallery url=”http://www.equipepositiva.com/gallery/tres-pontas-sedia-encontro-estadual-dos-rpps-para-40-cidades/”]

COMPARTILHAR

Comentários