*Comunidade escolar recebe autoridades para inaugurar o espaço multi uso que é sonhado desde a fundação da escola, que é referência no ensino na zona rural

A Prefeitura inaugurou na manhã desta sexta-feira (1º), um Ginásio Poliesportivo na Escola Municipal José Vieira de Mendonça. A famosa Escola Agrícola de Três Pontas, entregou oficialmente a obra a comunidade escolar, no dia em que o estabelecimento educacional completou 27 anos de funcionamento.

A obra é um sonho antigo dos alunos e dos funcionários que encheu os olhos dos estudantes e de alguns pais que compareceram a cerimônia. O espaço é multi uso, vai servir para atividades físicas, esportivas, extra classe, mas também para formaturas, eventos da escola e da comunidade que vai pode usufruir do ginásio todo coberto,  equipado com aparelhos esportivos, traves de futebol, suporte para rede de vôlei e tabelas de basquete, potencializado o descobrimento e desenvolvimento de novos atletas.

07

A obra foi executada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), e foram investidos R$504 mil, em todo o processo de construção e acabamento, tudo pensando no lazer, esporte, saúde e qualidade de vida dos 420 estudantes, que moram na zona rural e são atendidos na Escola Agrícola. O Poliesportivo conta com vestiários, banheiros e arquibancadas e possibilita que os alunos pratiquem esportes, sem se preocupar com o sol ou a chuva.

O nome escolhido para o novo espaço, é de Clóvis Alfredo Araújo Júnior. Um jovem sonhador, orgulhoso de sua origem e que encontrava nas crianças e na terra a motivação para acordar todos os dias e contemplar as manhãs. Clóvis Júnior, nasceu em Três Pontas em 1974, estudou na Escola Agrotécnica de Muzambinho onde se formou em 1992. Depois fez graduação como Engenheiro Agrônomo da Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado em 1998. Foi chamado para substituir uma agrônoma na Escola Agrícola, onde permaneceu trabalhando por apenas 3 dias, até acontecer algo inesperado em sua vida. Após o expediente, foi para a fazenda de seu pai acompanhar o plantio de café e fatalmente foi picado por uma única abelha de seu próprio apiário, tendo entrado em choque anafilático vindo a falecer em poucos minutos no dia 24 de janeiro de 1999. Seus pais Clóvis Araújo e Marisa Helena ocuparam cadeiras ao lado das autoridades, na primeira fila. Ao falar, Seu Clóvis agradeceu o reconhecimento e disse que a família estrava extremamente feliz.

É MAIS UMA OBRA

Paulo Luis mandou um recado aos vereadores através do presidente Luis Carlos
Paulo Luis mandou um recado aos vereadores através do presidente Luis Carlos

O prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), acompanhado de secretários municipais, assessores e convidados mandou um recado para os outros vereadores que não compareceram. A mensagem, pediu o prefeito, deve ser levada pelo presidente da Câmara Luis Carlos da Silva (PPS). “Peço que meu estimado presidente, leve a todos os vereadores que não puderam aqui comparecer, pois são muito ocupados, trabalhando muito para o povo, que estamos inaugurando mais uma obra, das muitas que esta administração fez”, desabafou. A entrega da construção do ginásio é fruto do sonho e das realizações da sua gestão, falou Paulo Luis, que disse aos alunos que tudo foi projetado e executado para eles. “É o nosso presente de aniversário para os 27 anos da Escola Municipal José Vieira de Mendonça”. Ele pediu que eles tomem conta, zelem pelo espaço que é deles e espera que os estudantes alcancem os melhores resultados para eles e suas famílias.

Paulo Luis assinou na cerimônia, o decreto que dá o nome de Clóvis Jr. ao ginásio
Paulo Luis assinou na cerimônia, o decreto que dá o nome de Clóvis Jr. ao ginásio

Terminou agradecendo os companheiros de caminhada, secretários, professores, professoras, diretoras e a todos os servidores e enalteceu o nome de Clóvis Alfredo Júnior, que de acordo com o Chefe do Executivo, tinha nas mãos a força e a razão da terra e, no coração, os mais belos frutos a serem colhidos. Porém, seu caminhar foi interrompido muito cedo, por isto partiu e deixou sua vontade de realizar como exemplo a ser vivido.

Em seguida, Paulo Luis assinou o decreto que dá o nome a quadra de Clóvis Júnior. A família recebeu uma cópia do documento e Dona Marisa recebeu um buquê de flores.

Esta foi a última inauguração que participa como secretário de Educação
Esta foi a última inauguração que participa como secretário de Educação

DESPEDIDA

O vice prefeito e secretário de Educação Érik dos Reis Roberto também discursou. O cerimonial não fez menção, mas esta foi a última inauguração que ele participa como secretário municipal de educação, já que ele se desincompatibilizou da pasta por causa das Eleições. Com o dom que tem de falar aos mais jovens, foi direto aos adolescentes lembrando que o empreendimento foi sonhado há 27 anos, desde a fundação da Escola Agrícola. Mas, alertou que não é apenas um espaço para jogar futebol, pois a quadra tem demarcações para todos os outros esportes e pode também servir à comunidade. Depois, lembrou das dificuldades que foram enfrentadas. O empresário Gilberto Basílio que também estava na cerimônia foi agradecido, por ter a paciência de esperar os recursos chegarem. Eles vieram graças as gestões que o prefeito Paulo Luis fez junto ao Governo Federal. Terminou com uma frase dita dezenas de vezes, que talvez resuma seu trabalho a frente da Secretaria de Educação ao longo destes três anos. Aproveitando a presença de alguns pais, Érik disse que o trabalho foi feito pensando na educação das crianças, retribuindo a confiança que os pais tem de confiar seus filhos para que eles cuidem e ensine.

04

NOVA HISTÓRIA

Durante muitos e muitos anos, os alunos não possuíam a oportunidade de praticar, de forma adequada, diversas modalidades esportivas, pois ficavam expostos às intempéries do tempo, com sol, muitas vezes, castigando as crianças. É o que bem lembra a diretora Edith Silva Bárbara09 (foto). Por isto, aquele aniversário da escola estava sendo especial, com uma comemoração aguardada com ansiedade pela escola. “A partir de agora, nossas crianças passarão a ter a chance de praticar vários tipos de esportes, devidamente protegidos pela sombra e num piso apropriado. Além disso, ganhamos um belo espaço que poderá ser utilizado em nossas cerimônias e solenidade, como formaturas, missas, cultos e encontros comunitários”, discursou durante a inauguração a diretora Edith Bárbara.

Para estrear oficialmente as dependências do Ginásio Clóvis Alfredo Araújo Júnior, houve uma partida entre os alunos da Escola Municipal João de Abreu Salgado e Escola Agrícola.

COMPARTILHAR

Comentários