A vereadora Valéria, o prefeito Paulo Luis e as técnicas de radiologia Tainá e Fábia

O pátio de entrada da Prefeitura de Três Pontas está fechado para a entrada de veículos. Mais é por uma boa causa. O local está reservado até a próxima sexta-feira (28), para abrigar a Unidade Móvel de Mamografia da Secretaria Estadual de Saúde do Governo de Minas Gerais que está realizando exames gratuitos de mamografias nas trespontanas que tem entre 40 e 69 anos. A carreta possui ar condicionado, aparelho de tv, sala de espera e mamógrafo com CR (equipamento que faz a leitura do exames). Ao todo serão 500 exames, 50 por dia, mas apenas 7 entram por vez no caminhão. Os atendimentos são de 7:30 da manhã as 17:15 e foi preciso se cadastrar na Secretaria de Saúde. Mesmo assim, é preciso levar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de endereço.

Os procedimentos começaram a ser realizados na manhã desta segunda-feira (17), por isto, passou por lá o prefeito Paulo Luis Rabello (PPS), acompanhado da vereadora Valeria Evangelista (PPS). É da vereadora o pedido para que a carreta atendesse a cidade e surgiu depois que ela participou das comemorações do Outubro Rosa, junto com o Grupo Amigas Guerreiras, que estão distribuindo panfletos informativos as pacientes. “A carreta está para atender a todos os municípios, mas se não tivermos a intervenção de um político, como tivemos do deputado federal e secretário de Desenvolvimento e Políticas Urbanas do Estado Bilac Pinto (PR), certamente não estaríamos incluídos nesta rota. Agradecemos ao parlamentar mais uma vez pelo seu empenho”, destacou a legisladora.

O prefeito Paulo Luis destacou o apoio do Governo de Minas que com esta ação, ajuda consideravelmente a diminuir a grande demanda destes exames na Secretaria de Saúde.

As técnicas de radiologias Tainá Alves e Fábia Guimarães revelam que o exame demora de 4 a 6 minutos e o resultado sai em 10 dias e será entregue nas unidades básicas de saúde onde pacientes são atendidos.

De acordo com o INCA, o Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata no Brasil. A cada hora, 06 brasileiras recebem a notícia de que têm a doença. A única forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce. A partir da mamografia é possível descobrir a doença na fase inicial.

COMPARTILHAR

Comentários