Evento será na Praça Cônego Victor, após a missa na igreja Matriz d’Ajuda


A tradição das Folias de Reis se mantém viva em Três Pontas a décadas. A manifestação religiosa e folclórica já faz parte da cidade e passado por gerações. Em 2019, o tradicional Encontro das Companhias de Reis, acontece neste sábado, na Praça Cônego Victor, a partir das 19h30.

A edição deste ano é a 49ª e vai reunir 11 Companhias de Reis, que segundo o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo Alex Tiso Chaves, estão protegidas pelo patrimônio cultural de Três Pontas. “Este é um evento tem que propagar pois faz parte da nossa raiz cultural”, disse.
Os grupos foram mais uma vez convidados a participar da missa na igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda. Eles entrarão em procissão na celebração marcada para as 18h30.

Em seguida, no palco e numa estrutura na Praça da Matriz, por meio da música e da dança, os componentes irão relembrar uma das passagens mais importantes do Cristianismo.

A Secretaria de Cultura definiu junto aos chefes e representantes das próprias Companhias algumas regras que deverão ser seguidas no evento. Cada uma terá 15 minutos para apresentação. Neste período está incluso, a Dança dos Marungos e a troca de palco entre uma folia e outra. Cada Companhia terá a quantidade mínima de 25 componentes e nenhum deles poderá estar embriagado, respeitando a questão da tradição religiosa que o evento também traz. Os músicos ficarão no palco, mas os marungos, por questões de segurança se apresentação no chão.

A tradicional dança dos marungos será no chão e os cantores estarão no palco montado na Praça Cônego Victor (Fotos: Arquivo PMTP)

A ajuda financeira que cada uma das Companhias receberá será de R$900. Para garantir o auxilio, é preciso cumprir todos os quesitos estipulados. O valor é o mesmo do ano passado. O projeto de lei que autoriza o repasse, deve ser votado em sessão extraordinária nos próximos dias pela Câmara de Vereadores. O recurso é oriundo do ICMS do Patrimônio Histórico, cujo o último repasse para Três Pontas, foi em setembro do ano passado.
A ordem das apresentações foi definida esta semana através de sorteio.

Veja a ordem das apresentações:

1ª Cia Santa Clara

2º Moçambique

3ª  Cia Sagrado Coração de Maria

4ª Congada Nossa Senhora do Rosário

5ª Cia Família Dias

6ª Cia Mãe Rainha

7ª Cia. Nossa Senhora das Graças

8ª  Cia Nossa Senhora do Bonfim

9ª  Cia Caminho de Belém

10ª  Cia Imaculada Mãe dos Anjos

11ª  Cia São Cristovão

COMPARTILHAR

Comentários