Fotos: Hécio Rafael

Veja a galeria de fotos da festa no face da Equipe Positiva

Durante a pandemia, como diversas atividades tiveram que ser suspensas, o Encontro de RPPS de Minas Gerais em Três Pontas, ficou sem ser realizado durante 2020 e 2021. Este ano, graças a vacinação e a liberação das autoridades sanitárias de saúde a 9ª edição está mobilizando profissionais de 25 cidades de várias regiões do Estado que se inscreveram em busca de conhecimento, atualização e troca de experiências. O evento realizado no Restaurante Charneca Pesca e Lazer, começou nesta quarta-feira (10) e terminou na manhã desta sexta.

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), constitui no sistema de contribuição dos servidores concursados, seja na Prefeitura, Câmara Municipal e ou autarquias, que são regidos pelos Institutos de Previdência. Em Três Pontas, no caso do IPREV, ele recebe da Prefeitura, do Legislativo e do Saae (patronal) e tem o desconto que é feito na folha de cada funcionário. Cabe ao instituto gerir estes recursos, fazendo uma gestão saudável, fazendo aplicações normatizadas, com percentuais que o próprio Ministério da Previdência determina.

“É importante discutir, conhecer e debater e se atualizar. A Previdência está passando por um processo de modernização e atualização. Leis e decretos editadas pelo Ministério da Previdência são publicadas pela imprensa oficial publica. Precisamos ter conhecimento disso”, alertou o diretor do IPREV Geraldo Gabriel Azevedo “Gegê”, que acrescentou que os temas afetam diretamente a vida dos institutos.

O Encontro de RPPS surgiu da participação de Gegê na comissão organizadora de um Encontro de Contadores Públicos de Minas Gerais. Baseado na experiência que ganhou, ele criou na gestão de Silmara Bárbara no IPREV, este encontro que se tornou tradição e acima de tudo referência em conhecimento, buscando melhorar a gestão dos institutos.

Além das palestras e da troca de experiências, os participantes conheceram instituições financeiras e empresas, onde os institutos investem suas reservas financeiras. A direção deles precisam investir e fazer com que as contribuições gerem rendimentos. O mercado financeiro também foi tema, uma vez que as Eleições provocam uma incerteza para o próximo ano.

Além do conhecimento que o Encontro promove, Gegê faz questão de destacar que a rede hoteleira se aquece. Tem gente que viaja mais 800 quilômetros até Três Pontas. Para dar apoio a todos eles, a equipe do IPREV se desdobra além dos seus afazeres na organização de tudo, para que nada saia fora do que foi planejado.

 

Na mesa de autoridades, o vereador Luciano Reis Diniz (PV), que já ocupou o cargo de diretor do IPREV, disse da satisfação em ver a vanguarda de Três Pontas na organização deste evento e rever vários colegas que fez enquanto esteve a frente do Instituto. Ele representou o presidente da Câmara Municipal Maycon Machado (PDT).

O prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD), deu boas vindas aos participantes e destacou os desafios dos gestores, desde a Prefeitura até os Institutos, em cuidar e bem dos recursos da contribuição dos servidores, para que eles tenham assegurado o recebimento de seus proventos, que é o mínimo, após dedicar grande parte de suas vidas ao serviço público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here