Comemoração do Outubro Rosa no CIAMA. Fotos: Equipe Positiva

 

Mulheres viveram dias especiais de conscientização sobre os cuidados com a saúde. Ações desenvolvidas em Três Pontas dentro das comemorações do Outubro Rosa, focam principalmente o câncer de mama, doença que cresce a cada ano e faz muitas vítimas.

Na sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um dia diferente, no Centro Integrado de Assistência a Mulher e a Adolescente (CIAMA) Maria Luiza de Mello Vicentini. Segundo a coordenadora da unidade, Gabriela de Araújo Brito, o objetivo foi resgatar as pacientes, trazendo de volta o que elas tem de melhor, a auto estima. Os convidados tomaram um café com vários pratos doces e salgados. Uma nutricionista levou receitas naturais e integrais. Uma profissional da beleza deu dicas de maquiagens e deixou elas mais belas. A fisioterapeuta do Sest Senat deixou a mulherada relax com uma massagem especial. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou testes rápidos de HIV e Sífilis e orientou sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Foi um trabalho de parcerias com outros setores da Saúde.

A coordenadora revela que o câncer diminui de fato a auto estima, principalmente o de mama. Mas reforça mais uma vez que tanto o de mama como o câncer de útero se detectado precocemente, as chances de cura são muito grandes. “Temos buscado cada vez mais a prevenção. Minas Gerais está longe dos padrões ideais, mas temos buscado de todas as formas conscientizar, pois é muito mais barato e muito mais seguro. É mais fácil do que chegar no nível terciário e ter que fazer cirurgia, radioterapia e quimioterapia”, alertou Gabriela de Araújo.  Todos os dias chegam mulheres no CIAMA que relatam que passam 10 anos ou mais, sem colher um preventivo ou fazer uma mamografia e até mesmo fazer o auto exame.

O ano de 2020 será o ano da prevenção no Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária municipal de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa, participou de um seminário em Belo Horizonte junto com o Ministério da Saúde que tratou disso. Na visão da secretária, Três Pontas vem avançando bastante na prevenção. Além da carreta do Hospital de Amor de Barretos que realizou exames na semana passada, Teresa explica que, o CIAMA está aberto o ano inteiro. “As mulheres podem vir aqui e fazer o preventivo de câncer. Já foram realizados dois mutirões, um durante o “Viva Três Pontas” e as mulheres não vieram. Por último, com o Hospital de Barretos, porque Três Pontas mantém parceria com o hospital para o tratamento do câncer.

A intensificação na prevenção à saúde é codificada pelo Ministério da Saúde que colocou Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, para isto há o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Outubro Rosa, de prevenção a saúde da mulher e o Novembro Azul, para combater as doenças nos homens.

A secretária de Saúde Teresa Cristina anunciou que com apoio do deputado federal Diego Andrade e do prefeito Marcelo Chaves, a partir de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde vai levar especialistas às empresas e indústrias da cidade. O CIAMA irá também fazer a coleta de preventivos nas mulheres que residem no Jardim das Esmeraldas. São ações que são premissas do SUS que é dar acesso e facilitar a vida dos usuários.

Para o prefeito Marcelo Chaves Garcia que participou das atividades durante a manhã no CIAMA, a integração e a prevenção são palavras chaves. Com elas a população se informa. O prefeito tem visitado as secretárias e departamentos, de todas as áreas da Prefeitura, seja, social, saúde, educação, esporte e tem se surpreendido. Mesmo com a experiência política adquirida ao longo dos anos, como vereador, secretário e agora como gestor, Marcelo diz que as pessoas deveriam conhecer o que é feito no Município e o que há disponível à elas.

Na quinta-feira dia 31, a Secretaria de Saúde realiza a 1º Passeata do Outubro Rosa. A concentração será as 8:30 da manhã, de frente a Prefeitura e o percurso terminará desta vez na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Oswaldo Cruz. Pacientes de todas as unidades de saúde e a população em geral são convidados. Quem não puder vestir-se de rosa, deve ir com algum rosa desta cor.

“Tô de Rosa”, na Praça da Fonte

Um grupo de pessoas, inclusive alguns homens, liderados pela personal trainner Juliana Sofia, realizaram na manhã deste sábado (26), na Praça Tristão Nogueira, o “Tô de Rosa”, que levou a prevenção do câncer em benefício a auto estima, de forma alegre e descontraída. Pacientes que lutam contra a doença estiveram presentes e demonstraram que o câncer não é o fim, é o recomeço, porém, é preciso ter forças para viver ao lado das pessoas que fazem o bem.

Em prol da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, quem participou pode contribuir com a doação de alimentos e itens importantes para o Hospital e concorrer ao sorteio de brindes. A mulherada dançou zumba, ouviu orientações nutricionais e médicas, conheceu mais sobre moda e maquiagem e soaram a camisa com o famoso treino 30 de Juliana Sofia. Foi uma manhã diferente, que chamou a atenção de quem passava e fazia compras no Centro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here