Os alunos do 9º ano da Escola Estadual Celina Rezende Vilela, da cidade de Cordislândia juntamente com as professoras Roberta Moreira Arantes, Maria José Ribeiro e Rosangela Pereira e a Diretora Rita dos Reis Ribeiro, fizeram no sábado (09), uma visita aos distritos do Quilombo Nossa Senhora do Rosário e do Pontalete.

A visita estava programada desde o mês de setembro deste ano, onde a professora Roberta Moreira, na qual ensinará seus alunos sobre a história da vida dos Quilombos, escravidão e abolição dos escravos no dia 13 de maio de 1888.

Foi no bate papo em sala de aula, que ela ouviu falar que próximo de Cordislândia, havia um Quilombo na cidade de Três Pontas, e, que poderia contar com a ajuda de um morador chamado Luan, conhecido, por Luan do Quilombo.

“Soube do Quilombo de Três Pontas, através de uma aula que estava ministrando, nesta, um professor me contou que havia em Três Pontas um Quilombo, que na época da escravidão foi refúgio dos escravos, e que sua esposa já teria visitado com a turma da faculdade de Campanha e feito contato com o Luan, para contar os fatos que lá ocorreram na época da escravidão, abolição e como eles vivem neste Distrito nos dias atuais e sua economia. Foi aí que entrei em contato com ele, e, prontamente agendamos a visita.” Disse a professora de História, Roberta.

Aproveitando a ocasião, visitaram também o Distrito do Pontalete, para um almoço, e assim, conhecer também a história do local, afinal, o Pontalete também detém de uma riqueza cultural, econômica e religiosa.

Segundo os visitantes, foi uma experiência enriquecedora, que agregará às aulas ministradas em sala, pois, saíram das paredes da escola, para vivenciar de perto a realidade contada pelo morador, no qual muito bem ministrou e conduziu os trabalhos na manhã de sábado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here