A Campanha de Vacinação contra a Gripe, terá seu “Dia D” neste sábado 04 de maio. Os postos de saúde de Três Pontas, abrem excepcionalmente de 7:00 as 17:00 horas, para imunizar todos os grupos prioritários.

A meta é aumentar bastante a porcentagem de vacinados no fim de semana. Inclusive porque, segundo a programação original, a campanha não passa do dia 31 de maio e o objetivo é alcançar 90% de cobertura.

Fazem parte dos grupos prioritários, crianças dos seis meses aos 5 anos, 11 meses e 29 dias gestantes, puérperas, professores e idosos. Jovens dos 12 aos 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também têm direito às doses.

Três Pontas tem um total de 12.172 doses a serem aplicadas: sendo 3.801 crianças, 1.034 trabalhadores da saúde, 493 gestantes, 81 puérperas, 6.177 idosos e 586 em professores. Não estão inclusos os doentes crônicos, já que não se tem número exato de quantos eles são.

A vacina protege contra as influenzas A (H1N1 e H3N2) e B e também contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Nesses casos, é preciso apresentar prescrição médica no ato da imunização.

A vacina não causa gripe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.

COMPARTILHAR