Depois de dois mandatos na presidência, Maycon Machado transmitiu o cargo a Antônio do Lázaro, que foi seu vice presidente no biênio 2020/2022. Fotos: Equipe Positiva

 

Na presença de diversas autoridades políticas, civis, militares, de entidades de classes, familiares, amigos e convidados, que o vereador Antônio Carlos de Lima, o popular Antônio do Lázaro (PSD), tomou posse na presidência da Câmara Municipal de Três Pontas, em cerimônia especial solene, realizada na noite desta segunda-feira (02), no Plenário Presidente Tancredo Neves.

Os vereadores eleitos para o biênio 2023/2024 apenas trocaram de cadeiras na Mesa Diretora. Antônio era o vice presidente de Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), que foi eleito e agora empossado secretário e Luan Donizeti Elias (Luan do Quilombo – PDT) que era o secretário, ocupa a cadeira de vice presidente. A Eleição ocorreu no dia 12 de dezembro de forma aberta. Antônio que venceu a disputa acirrada de Sérgio Eugênio Silva (Cidadania), ocupa seu 4º mandato como vereador e se tonou o 48º presidente do Legislativo trespontano. Luan do Quilombo, é vereador pela primeira vez e Maycon Machado está em seu 2º mandato.

Maycon Machado chorou ao se despedir da cadeira de presidente. Pediu desculpas pelas falhas e decisões que achavam que deveriam ter sido tomadas e não foram. Agradeceu aos colegas pela confiança, parceria, conselhos e pelas brigas que também trouxeram um resultado positivo. Mencionou Deus, familiares, servidores e secretários pelo apoio. Segundo o ex-presidente, as vezes para representar os 10 vereadores é preciso dizer o que não quer e as vezes, utilizar uma forma de ser que não é a sua, mas sempre foi pelo bem coletivo, da Casa e da população trespontana.

Luan do Quilombo foi rápido nas palavras. Iniciou falando da amizade que tem com Maycon que começou antes da política. Afirmou que a Câmara está bem representada e assim como fez com Maycon, se colocou da mesma lealdade, fidelidade e confiança para os próximos dois anos, podendo contar com seu companheirismo. Como vice presidente estará ainda mais a disposição, dos poderes para poder cada vez mais levar o desenvolvimento à cidade, a paz e a harmonia entre os poderes ao povo.

Antônio do Lázaro fez dois discursos. Falou inicialmente da consideração que tem por Maycon Machado. Cumprimentou seu irmão Sebastião Afonso Alves que é espelho na família de 11 irmãos. Recordou de sua infância, quando sua mãe pegava as coisas de dentro de casa para dar a quem precisava e de seu pai que foi um cidadão da roça e que buscou criar a todos pregando o respeito. Depois, lembrou de duas pessoas que teve em sua casa que teve história ao passar pela Câmara Municipal e se orgulha muito até hoje. Ao ver fotos dos irmãos José Maria Alves e João Vicente Tavares. Os dois foram vereadores juntos por três mandatos.

Já na reta final da solenidade de posse, Antônio seguia a leitura do que o cerimonial havia preparado para ele. Agradecendo a confiança dos colegas e reafirmou junto aos servidores da Casa Legislativa, seu propósito de bem conduzi-la apoiado no conhecimento e experiência de cada um.

Garantindo estar ciente de sua enorme responsabilidade e dar prosseguimento ao trabalho do vereador Maycon Machado que o antecedeu. Fez o compromisso de presidir a Câmara Municipal com responsabilidade, competência, seriedade, transparência e atitude na defesa do progresso da comunidade trespontana, honrando o mandato que foi a ele confiado com diálogo e equilíbrio.

O novo presidente Antônio do Lázaro, parou a leitura para dar um aviso direto ao Executivo, principalmente a equipe do prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD), que estava presente ocupando uma cadeira junto a Mesa Diretora. Ele esclareceu que o trabalho nos próximos dois anos, será baseado na harmonia, mas também na independência dos poderes, visando sempre o comum de todos, mas prometeu não titubear em fazer valer os votos do povo dado a cada um dos vereadores, para representá-lo em seu interesses. Antônio foi direto e avisou “portanto já chamo atenção daqueles que estão em cargos comissionados, pedidos e correspondências da Câmara e de cada um dos vereadores e vereadora é para, no mínimo, ser respondido a tempo, visando a harmonia dos poderes. Bem como, peço ao prefeito Marcelo Chaves, sua costumeira educação e atenção nos pleitos levados até a Vossa Excelência por esta Câmara, a fim de serem prioridade e efetivamente realizados a tempo e a hora”, completou o Chefe do Legislativo.

O rito de posse

Maycon deu posse a Antônio na presidência que assinou o livro de posse
Depois Antônio do Lázaro já ocupou a cadeira de presidente e empossou Luan e Maycon nos cargos de vice presidente e secretário da Mesa

Maycon Machado foi chamado e ocupou inicialmente a cadeira de presidente. Foi ele quem abriu a solenidade de posse da Mesa para o biênio 2023/2024, com as orações, o anúncio a execução do Hino Nacional, feita pelos professores e musicistas do Conservatório Municipal Gileno Tiso, Wallace Alexandre e Beto Maciel.

Maycon fez a transmissão de cargo ao presidente eleito Antônio do Lázaro, com a assinatura do termo de posse. Ele foi a frente e declarou empossado o colega. Os dois se cumprimentaram e trocaram de lugares. Luan e Maycon em seguida também foram a frente da Mesa e foi a vez de Antônio dar posse ao novo vice presidente e secretário, respectivamente.

Oficializando isto, os três assinaram o livro de posse. Depois efetuando a mudança de direção de forma transparente, materializando a situação financeira e patrimonial da Câmara Municipal o ex-presidente Maycon Machado fez a entrega ao presidente recém empossado, Antônio do Lázaro, uma pasta contendo diversos documentos, entre eles – termo de conferência de caixa, boletim diário de caixa demonstrando saldo de caixa e bancos, a conciliação bancária em 31 de dezembro 2022, indicando o nome dos bancos, número das contas, o saldo demonstrado em extratos, os cheques emitidos e não descontados, restos a pagar relação dos contratos vigentes, processos judiciais em tramitação, inventário patrimonial, balancete físico, relação dos vereadores e de todos os servidores e o termo de adesão assinado ao Parlamento Jovem Minas 2023.

Orações

O sacerdote trespontano, o 1º Tenente Frei Emerson Carlos Silva, Capelão Militar, fez uma breve oração na Tribuna da Câmara. De forma serena, citou uma passagem bíblica do livro de Romanos 12,8. “Se o seu dom é servir, sirva; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo”. De acordo com religioso, o trecho refere-se a cuidado, diligência, mas também a uma pressa em executar, promover ou empenhar-se com responsabilidade por algo. “Com um passado e presente repleto de feitos relevantes, damos graças a Deus pela vida e empenho de todos que muito contribuiu para a trajetória histórica desta Casa Legislativa para o bem comum e, por todos que nos dias de hoje se empenham para cumprir com dignidade a nobre missão”.

Frei Emerson que é bastante querido pelos vereadores, especialmente estes que ocupam a Mesa, diz ser testemunha do trabalho realizado com liderança, habilidade e zelo da Mesa Diretora predecessora e acredita na capacidade dos vereadores que com novas funções assumem um novo mandato. “Esta casa Legislativa está no coração dos trespontanos”, enfatizou Frei Emerson, desejando que eles deêm o melhor de suas capacidades, porque está é “Terra brasileira, de um povo varonil. Cidade hospitaleira cheia de encantos mil. terra do Padre Victor, rincão do meu Brasil”, parafraseando o Hino Oficial de Três Pontas, escrito por Gileno Tiso, para o Centenário do Município.

Reconhecimento público

Os três vereadores receberam uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no último biênio

Numa demonstração de amizade e reconhecimento, ao trabalho desenvolvido pelos vereadores Maycon Machado, Antônio e Luan do Quilombo, à frente do Legislativo Municipal nos últimos dois anos, os demais vereadores materializaram isso, com a entrega de uma placa de honra do mérito a cada um deles. Os músicos Wallace e Beto que sempre estão colaborando com as solenidades festivas na Câmara e o jornalista da Equipe Positiva, Denis Pereira, “A Voz da Notícia”, que ao longo de mais de 18 anos, acompanha semanalmente as reuniões e o dia a dia, noticiando as decisões do Poder Legislativo, foram homenageados também, recebendo uma agenda de 2023 e uma pasta personalizada da Câmara.

Os vereadores e outras autoridades, tiveram tempo cronometrado. Enalteceram em seus discursos, o trabalho desempenhado por Maycon Machado, pautado principalmente pela paciência e equilíbrio para conduzir a Casa Legislativa. Ao novo presidente Antônio, o desejo que ele continue a gestão deixada, de forma democrática e independente. Vereadores aproveitaram também para cobrar que a cidade espera mais da Câmara, principalmente na questão que se trata de uma melhoria na prestação de serviços básicos, como a limpeza urbana. Teve alguns que aproveitaram a situação até para cobrar mudanças em leis federais, afim de contribuir para a brilhante atuação das polícias Civil e Militar, inclusive no tráfico de drogas.

Presenças

Os vereadores foram anunciados para ocuparem a bancada a esquerda a Mesa Diretora. Com exceção do vereador Roberto Donizetti Cardoso (DEM), que não pode participar por viagem anteriormente agendada, outras autoridades ocuparam as bancadas no Plenário. Como o vice prefeito Luis Carlos da Silva (PP), o presidente da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Três Pontas, Dr. Marcell Voltani Duarte, o presidente da Câmara Municipal de Boa Esperança José Walter Neto, o comandante da Polícia Militar de Três Pontas, Capitão Júlio César Gomes Soares, o delegado de Polícia Dr. Gustavo Gomes, o provedor da Santa Casa Michel Renan Simão Castro, o diretor do Instituto de Previdência de Três Pontas, Geraldo Gabriel de Azevedo, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Marco Antônio de Oliveira Junho, o diretor Executivo do Instituto de Transporte e Logística (ITL), Dr. João Victor Mendes de Gomes e Mendonça e o assessor do deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), Luís Antônio Campos Diniz. Diego fez questão de enviar ofício registrado durante a cerimônia para cumprimentar e desejar sucesso na nova jornada, ao amigo e presidente do seu partido em Três Pontas, Antônio do Lázaro. O prefeito Marcelo Chaves Garcia listou mais uma vez os agradecimentos e parceria com o Poder Legislativo e citou órgãos e instituições, que tem sido fundamentais para a sua gestão.

Os familiares dos três que tomaram posse na Mesa, ocuparam cadeiras reservadas na primeira fileira do Plenário, junto ao procurador geral do Município Dr. Yves Tavares Duarte, o secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Alex Tiso Chaves e a ex-vereadora Marlene Rosa Lima Oliveira (PDT).

A primeira reunião ordinária do novo biênio, será no dia 06 de fevereiro, as 18:30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here