Com o tema “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas”, a Rede Apae realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, entre os dias 21 e 28 de agosto. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Três Pontas, reconhece que ainda há muito a fazer para que essas pessoas sejam de fato participantes e atuantes, com expressivo destaque nas proposições, elaboração e implementação daspolíticas públicas.

Apesar de conquistas já alcançadas, a condição de protagonistas precisa ser aprimorada, implementada e acontecer por inteiro. As Apaes, há mais de 60 anos de experiência, atuando como instituições de atendimento, defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual emúltipla, vêm articulando junto ao poder público e à sociedade, especialmente para integrarem asações voltadas à efetivação do protagonismo dessas pessoas. Essa é uma lógica que se expande na ampla rede apaeana de serviços que hoje ultrapassa 2.200 municípios brasileiros e um público estimado em 350.000 e respectivas famílias.

O gerente Nuno Augusto e a Superintendente Maria Rozilda Gama do CER II da Apae de Três Pontas, representando a instituição nas comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, no IF Sul de Minas, Campus Machado

O processo histórico institucional deixa evidente que a missão e a visão institucional ficarão mais bem contempladas se as pessoas forem vistas como os principais valores, portanto autônomas, resilientes e protagonistas. Essas são competências primordiais para efetivar o empoderamento para o enfrentamento das adversidades, da exclusão e da discriminação ainda presentes na sociedade.

O tema “Família e Pessoa com deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” requer ampla mobilização, no sentido de prepararmos as famílias e as pessoas comdeficiência para a aquisição das competências, habilidades, atitudes, valores e ética necessárias paraatuarem com segurança no cotidiano e nas interações sociais. Ao mesmo tempo, evoluírem como protagonistas.

A Apae Três Pontas realizou o 1º Seminário Multidisciplinar de Deficiência Intelectual, fez visitas externas, palestra informativa para os familiares dos alunos sobre higiene, saúde e sexualidade, entre outras ações. (Fotos: Divulgação Apae)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here