Texto e fotos: Equipe Positiva

 

*Apae Rural e o Equoar ficam em um espaço de 6.500 metros quadrados no bairro dos Quatis em Três Pontas

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Três Pontas inaugurou na manhã desta sexta-feira (18), em uma cerimônia reservada, a sua Unidade II que é Rural e o Centro de Equoterapia – Equoar, “Prefeito Marcelo Chaves Garcia”. Assim como todos os outros espaços da instituição, que tem homenageados pessoas em vida, desta vez, o atual gestor foi reconhecido pelo seu trabalho em prol da associação. A solenidade foi transmitida pelas redes sociais, em respeito as medidas sanitárias de combate ao Coronavírus.

Apae Rural – O sonho à realidade

Placa inaugural descerrada na Apae Rural pela autoridades

A Apae Rural era um sonho antigo da equipe de gestão e de toda diretoria da Instituição. Foram diversas tentativas ao longo dos anos para conseguir um espaço rural, aonde pudessem ser desenvolvidas oficinas de horticultura, jardinagem e artesanato, além de proporcionar às pessoas com deficiência e seus familiares o contato com a natureza e manejo com animais. Além disso, a Apae buscava um local definitivo para a implantação do Centro de Equoterapia (Equoar), que provisoriamente funcionou durante 5 anos nas dependências do Xodó dos Pádua, atendendo um total de 40 usuários mês.

Em 2019, houve a união de esforços entre a direção da Apae, o prefeito Marcelo Chaves, a Câmara de Vereadores, através do presidente Maycon Douglas Machado e do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Popó) e dos promotores de justiça da Comarca – Dr. Artur Forster Giovannini e Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha, para que a APAE Rural e o Centro de Equoterapia se tornassem uma realidade, através da cessão do espaço de 6.500 metros quadrados que fica nos Quatis.

Diante do imenso desafio de revitalizar esta área, que originalmente abrigaria um Canil da Prefeitura, a Apae contou com diversas parcerias no financiamento da obra. Até agora foram investidos cerca de R$450 mil e os recursos vieram do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), de emendas parlamentares de destinadas pelo deputados federais de Minas Gerais, Dr. Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Dimas Fabiano (PP-MG), esta última com apoio dos vereadores Maycon Machado e Marlene Lima. Ambas as emendas, foram repassadas através da Secretaria Municipal de Saúde. Para concretizar a adaptação do espaço para a instituição, a Apae contou também com recursos da CEMIG e de seus funcionários integrantes do Programa Ai6%, além de recursos próprios da APAE.

Apae Rural – Funcionamento

Com esta nova estrutura no bairro Quatis, a Apae Rural, é um marco qualificação do atendimento às pessoas com deficiência e conseguirá atender em suas oficinas cerca de 100 usuários com deficiência e também seus familaires. Ainda na reabilitação terapêutica, a instituição oferecerá neste novo espaço, o tratamento com a utilização de cães, através da Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC), ou seja, a reabilitação com a utilização de cães, popularmente conhecida como “pet terapia”.

O Centro Equoar totalmente adequado às exigências da ABNT voltadas ao segmento, aumentará a capacidade de atendimento de 40 para 160 usuários na reabilitação com os cavalos, através do início das atividades do projeto apresentado pela Apae junto ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde.

Reconhecimento ao trabalho de parcerias

O trabalho realizado em parcerias é o foco constante dos discursos do prefeito Marcelo Chaves (foto), que ao abraçar esta causa, se tornou um aliado na preocupação e cuidado com as pessoas. Aliás, isto vem dos exemplos de sua mãe Dona Ilda Chaves, que empresta seu nome à Apãezinhos (padaria) e a filha Melissa Chaves é outra apaixonada pela causa. Visivelmente emocionado, com os olhos lacrimejando, Marcelo somente agradeceu, durante os 8 minutos em que discursou. Para ele, ter a honra de ser prefeito de Três Pontas e ainda com esta homenagem, é extremamente gratificante, mas o importante é o trabalho realizado na unidade e as pessoas se beneficiarem dele, o que enche o seu coração de felicidade.

O gestor disse que a Prefeitura tem muitas demandas e que muitas ações que são obrigação do poder público é realizado através de parcerias, um trabalho feito e muitas mãos, por isto, tantas coisas tem acontecido e a tendência é que em 2021 esta cooperação continue.

A superintendente da Apae de Três Pontas e diretora social da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Maria Rozilda Gama Reis, demonstrou um pouco do seu trabalho, reconhecido indiscutivelmente, com dedicação, habilidade, seriedade e preocupação com o social. É por isto, que Rozilda lidera uma equipe que constantemente consegue recursos financeiros para a Apae através de inúmeros projetos e exigente como deve ser todos aqueles que estão a frente de uma instituição, presta contas de cada centavo investido. Isto faz com que cada vez que Rozilda reivindica – o que ela própria não esconde fazer demais – tenha a confiança de todos que o dinheiro será bem empregado e cada vez mais com uma visão futurista e desafiadora. Ele contou que o espaço onde está a Apae Rural estava todo destruído por vândalos, era ocupado por usuários de drogas e não serviria para a instalação do Canil. Com a união de todos, o espaço foi transformado em favor da vida.

E como sempre aproveita das oportunidades, entre as reivindicações, pediu apoio político para avançar mais. Rozilda quer a habilitação do Centro Especializado em Reabilitação III, para atender os deficientes auditivos, que tem uma grande demanda na região, de muitos na fila por um atendimento. Ela disse já ter o apoio já federal, através do deputado federal Diego Andrade e precisa de apoio junto a Secretaria de Estado de Saúde de Minasa Gerais. Por isto, fez um apelo, à secretária municipal de Saúde Tereza Cristina Rabelo Corrêa.

A gestora da pasta da saúde por sua vez, foi anunciada em seguida. Ficou surpresa com o espaço na cerimônia, mas agradeceu a oportunidade. Ele elogiou Rozilda e o gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER II Físico e Intelectual) da Apae de Três Pontas e Conselheiro Regional Sul II, Nuno Augusto Alves. Na opinião dela, tudo que eles empenham tem um resultado positivo e dão frutos. Depois, falou da homenagem ao prefeito Marcelo Chaves e acrescentou outras qualidades que o gestor tem, como por exemplo, da liberdade que dá aos secretários que são técnicos da área para atuarem. O prefeito faz o seu papel de político, de conversar com os vereadores, de buscar os recursos com os deputados e deixar sua equipe lutar pelo sucesso do município.

O presidente da Câmara, vereador Maycon Douglas Vitor Machado, que também é um servidor da Apae, diz que é feliz demais por fazer parte da família apaena trespontana  dois anos. Ele sabe qual grande é a luta e as conquistas são de todos, principalmente da população que precisa de tantos atendimentos e serviços oferecidos. Maycon agradeceu o deputado federal Dimas Fabiano que disponiblizou os recursos que Marlene, Luisinho e ele pediram em 2019 para que fosse investido na obra. Para concluir, o vereador, enfatizou que a homenagem ao prefeito Marcelo é justa, pois o gestor é um lider que é sinônimo de gentileza e de empatia.

Outras homenagens

A cerimônia ainda registrou uma mensagem da ex-presidente e prefeita de Três Pontas Luciana Ferreira Mendonça. A Apae agradeceu as personalidades que fizeram e fazem parte desta história de superação e solidariedade ao movimento apaeano e listou o nomome de cada um, incluindo também aos funcionários da Cemig que fazem doações através do Programa Ai6%. A Unidade Rural ainda plantou ipês que foram identificados com um placa com o nome de cada uma das pessoas ao longo destes 48 anos, dedicam-se ao bem-estar das pessoas com deficiência com base em trabalho comunitário, procurando congregar pais e amigos dispostos à esta causa. A solenidade foi concluída com as bençãos na Apae II feita pelo padre José Rodrigo Pereira, da Paróquia Cristo Redentor.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here