Entre tantas datas importantes na sua história, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Pontas -APAE, agora possui no seu calendário a marca em 06 de abril de 2022. Neste dia foi publicada a portaria de habilitação da modalidade auditiva no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER III da APAE de Três Pontas. Resultado da credibilidade e excelência, a Instituição passa a ser credenciada e atender de forma qualificada usuários com deficiência auditiva de três microrregiões de saúde, Três Pontas, Varginha e Lavras, totalizando 20 municípios e uma população de cerca de 510 mil habitantes.

De acordo a superintendente da APAE, Maria Rozilda Gama Reis, o CER III é o resultado de mais uma luta, travada desde a implantação do CER II, em 2018, e fruto de um trabalho feito a muitas mãos, especialmente com a colaboração do deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), que interveio junto ao Ministério da Saúde. “Estamos em estado de graça ao receber a notícia da publicação e fica aqui os nossos sinceros agradecimentos ao deputado Diego Andrade” ressaltou Rozilda Gama.

Atualmente, com o CER II cerca de 780 usuários com os mais diversos tipos de deficiência, como a intelectual e autismo; as deficiências físicas, como as doenças genéticas, síndromes raras, além de pessoas acometidas de doença de Alzheimer, Parkinson, sequelados de AVC, vítimas de acidentes e doenças que ficaram com sequelas, pessoas ostomizadas e com deficiências temporárias, são atendidos.

Com mais este avanço, a APAE que já tem uma estrutura física enorme e adequada a sua demanda, com a habilitação de mais um serviço atenderá a novos critérios do Ministério da Saúde que precisam ser cumpridos, dentre eles , a ampliação da unidade e no número de colaboradores. Além de aumentar a prestação de serviço de Saúde, a APAE terá que contratar fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, otorrinolaringologista e equipe de apoio.

Segundo o gerente do CER III, Nuno Augusto Alves, o atendimento deve começar daqui a cerca de três meses, na área de reabilitação auditiva com o fornecimento dos aparelhos auditivos para o usuário que necessitar. A Instituição acredita que existe uma demanda reprimida, que vai fazer com que a APAE acelere os procedimentos e com prioridade de atendimento para as pessoas que já estão na fila de espera há anos para essa modalidade de reabilitação, “Aqui a atuação da nossa equipe que é de excelência, transforma a vida das pessoas atendidas e muda a realidade das suas famílias. A gente vê esta emoção e ficamos felizes por isso”, relata Nuno.

Na tarde desta segunda-feira (11), Rozilda e uma parte da diretoria da instituição foram ao gabinete do prefeito Marcelo Chaves Garcia. A visita o fez relembrar vários reuniões que eles fizeram discutindo as dificuldades e buscando alternativas para melhorar o atendimento da população como também da região. Porém, o motivo desta reunião era para comemorar entre tantos avanços a liberação do CER III, conseguido em parceria com a união de esforços. Foram muitas pessoas tem ajudado, em especialmente ao deputado federal Diego Andrade, ao deputado estadual Mário Henrique “Caixa” tem sido peças fundamentais para abrir portas em Belo Horizonte e Brasília. E como citado por Diego em um vídeo gravado por ele e postado nas redes sociais, o prefeito agradeceu a dedicação do parlamentar que conseguiu mobilizar e sensibilizar desde Ministro da Saúde até o próprio presidente da República Jair Bolsonaro.

NA FOTO A presidente da Apae, Verônica de Figueiredo Murad, a Superintendente Maria Rozilda Gama, o prefeito Marcelo Chaves, a secretária de Saúde Tereza Cristina Rabelo Corrêa, o gerente do CER III Nuno Augusto Alves e a diretora financeira Santa Maria Girardello Pereira. Fotos: Equipe Positiva

Para a secretária de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa, é uma honra para Três Pontas ter essa Instituição consagrada, com uma equipe que trabalha. Sobre a habilitação do serviço auditivo, ela enfatiza que com o envelhecimento das pessoas, a maior preocupação é com audição e visão. E por isso, Três Pontas está mais uma vez na ponta. As pessoas agora não vão mais precisar pegar estrada e ir em Alfenas, pois na APAE vão encontrar atendimento de excelência e ainda receber pacientes da região inteira.

Rozilda agradeceu a Administração que está sempre pronta a ouvir e buscar o que a Instituição necessita e termina com a frase. “A gente precisa muito de vocês e seremos eternamente gratos por tudo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here