Fotos: Equipe Positiva

 

A Prefeitura de Três Pontas realizou na manhã desta quinta-feira (12), a cerimônia de inauguração do Centro de Atenção Primária à Saúde “Maria Silvana Lopes”, antes chamado de Programa Saúde Família (PSF), que funciona junto a Unidade Básica de Saúde do bairro Morada Nova. Agora, o município passa a ter seis PSF’s, além das cinco unidades de saúde, incluindo a Policlínica.

A homenageada que empresta seu nome à unidade de saúde, nasceu em 1968, casada com Marcos Vinínio de Oliveira com quem teve duas filhas, Gabrielle e Caroline Lopes de Oliveira. Ingressou na Prefeitura em 1997 como monitora de creche e depois em 2004, foi atuar na saúde como auxiliar de enfermagem, trabalhando em dois postos e um PSF, sempre com muita alegria, disposição e eficiência.

A secretária de saúdce Teresa Cristina disse que todos os postos tem médicos o dia todo e moradores devem procurar unidades para fazer a prevenção

Faleceu de forma repentina em fevereiro de 2018 e deixou um legado de dedicação profissional, pessoa sempre disposta, participativa e eficiente. Era tão querida, principalmente pelos idosos, que muitos destes ela adotou voluntariamente para prestar seus serviços de enfermagem em casa.

Familiares dela prestigiaram a inauguração e descerraram a placa que materializa a homenagem à Maria Silvana (foto), junto com a secretária de Saúde Teresa Cristina Rabelo e o prefeito Marcelo Chaves Garcia (MDB).

A secretária Teresa Cristina anunciou uma mudança na atenção básica da saúde, promovida pelo Ministério da Saúde, que está cadastrando os usuários. O registro deles é que garantirá e determinará o que o Município vai receber, por isto, ela pediu que todos procurem um posto de saúde para efetuar o cadastro.

Teresa garantiu que todos os postos tem médicos de manhã e a tarde, de segunda a sexta-feira, possibilitando que todos tenham assistência e por isto, pediu que as pessoas procurem para prevenir doenças. Todos os cinco postos, que garantem uma cobertura na cidade inteira, são humanizados e agora contam com educador físico.

Prefeito Marcelo afirmou que demandas na saúde estão diminuindo

Para o prefeito Marcelo Chaves, Três Pontas se tornou referência e polo em atendimento de saúde, citando como exemplos a Apae e a Santa Casa. Segundo o gestor, a Secretaria de Saúde tem investido na prevenção, pois é mais barato e principalmente eficaz. Disse que sua gestão que tem investido muito no setor, e o resultado é que está se diminuindo as grandes demandas como havia a um tempo atrás, fruto da boa aplicação dos recursos públicos. As verbas que tem recebido, através de uma somatória de esforços com parceiros como os deputados estadual Mário Henrique “Caixa” e federal Diego Andrade, são destinadas exclusivamente a favor da população.

PSF vai atender 4 mil moradores de 5 bairros

PSF funciona junto com o Posto de Saúde no bairro Morada Nova

O mais novo PSF da zona urbana, é destinado a atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver atividades, principalmente de prevenção de doenças, com orientações através de visitas domiciliares, grupos de atendimentos, palestras e grupos de atividades físicas, para que a população viva mais e com saúde.

A equipe que entra em ação para atender os moradores do território deste PSF, é formada pelo médico clínico geral Dr. Carlos Henrique Pacheco, o enfermeiro Bruno de Brito Vinhas, as técnicas de enfermagem Érica Maria Pereira e Mayara Oliveira Campos e as agentes comunitárias de saúde Cintia Aparecida Adolfo e Kelle de Brito Paulino. Eles são responsáveis pela realização das visitas domiciliares, atendendo uma população de 4 mil pessoas nos bairros Morada Nova, Jardim das Esmeraldas, São Judas Tadeu, Jardim Boa Vista I e II.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here