Foto: Arquivo EP

 

Dois dias após a Câmara Municipal de Três Pontas aprovar um projeto de lei que beneficia doadores de sangue, o Banco de Sangue do Hospital São Francisco de Assis, está precisando de doadores de qualquer tipo.

Diante da falta de doadores, os profissionais que atuam no Banco de Sangue, fazem um apelo para que os voluntários façam doações voluntárias.

Nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, haverá coleta com transporte gratuito para o Hemominas em Poços de Caldas. Por isto, quem puder ajudar, precisa entrar em contato com o Hospital São Francisco de Assis através dos telefones 3265-9749, 3265-9716 ou 3265-9700.

De acordo com o técnico de enfermagem e captador de sangue Aislan José Silva Lino, alguns critérios ter que ser obedecidos para ser um doador. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Porém, menores de 18 anos são obrigados a apresentar autorização dos pais, que é emitida pelo próprio Banco de Sangue de Três Pontas para ser preenchida. Dos 60 aos 69 anos, é necessário comprovar que já foi feita uma doação antes dos 60.

Além disso, é essencial estar bem de saúde, não ter pressão alta, diabetes, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, fazer o uso de medicamentos controlados e estar usando alguns hipertensivos para pressão alta. Neste último caso, depende de uma avaliação médica que é feita no próprio Hemominas.

COMPARTILHAR