Campanha de vacinação contra a raiva — Foto internet: Matheus Oliveira

 

*Imunização de cães e gatos será realizada em setembro, durante 45 dias

Este ano, tutores devem ficar atentos, pois deverão imunizar cães e gatos contra a raiva. A informação é do secretário de Meio Ambiente e médico veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo de Figueiredo Gomes.

Em 2019 os municípios não receberam as doses que são enviadas pelo Ministério da Saúde. Isto, faz com que este ano a campanha se torne ainda mais importante.

Tendo como base, as vacinações que vem sendo feitas ao longo dos últimos anos, Três Pontas tem cerca de 13 mil cães e 3.500 gatos, incluindo zona urbana e rural. Todos eles precisam ser levados nos pontos de vacinação. O calendário está sendo elaborado depois da autorização do Governo Federal e será entre os dias 19 e 20, 26 e 27 de setembro na zona urbana. Os locais serão aqueles de costume dos anos anteriores, em diversas praças do Município.

Na área rural a campanha vai começar no dia 15 de setembro e segue até o dia 30 de outubro. Serão 45 dias de vacinação para abranger toda a nossa área rural do município, com algumas exceções, já que apesar dos esforços, as equipes não conseguem ir a todas as propriedades rurais, mas esforça para chegar o mais próximo possível, facilitando o acesso dos moradores.

A Campanha de Vacinação Anti Rábica, é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o que se busca é a proteção da saúde humana. Segundo Marcelo Figueiredo, o foco é a proteção do ser humano. Porém, é óbvio que isso também vai proporcionar a proteção e o resguardo da saúde dos animais, mas o motivo maior desta campanha é proteger a saúde das pessoas.

A raiva é uma zoonose, ou seja, ela é uma doença transmissível dos animais, entre os animais. A imunização deve ocorrer todos os anos. “Todo ano tem novos animais nascendo, entrando em idade de vacinação, então é muito importante que seja feita anualmente essa campanha”.

O número de cães e gatos, alerta Marcelo, tende a crescer ainda ao longo de uns anos, mas o que é preciso é que ele diminua, dada as campanhas de castração dos animais e da responsabilidade das pessoas, para que evitem a reprodução desses animais. Eles se reproduzem com muita facilidade e rapidez e se medidas não forem tomadas com essa intenção, logo essa população aumenta ainda mais, de forma demasiada e causa diversos transtornos para a população.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here