Foto: Arquivo EP

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas prepara para esta segunda-feira (12), a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, chamada gripe. Neste ano, a campanha será realizada por etapas e grupos prioritários e segue até 9 de julho.

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, na população alvo para a vacinação. Em razão do cenário epidemiológico atual, com aumento no número de casos de Covid-19, esta campanha é de grande relevância para proteger populações vulneráveis em risco de desenvolver formas graves da doença e complicações respiratórias, aliviando a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia pela Covid-19.

É indicado às pessoas dos grupos prioritários para proteção contra as duas doenças, que tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e aguardem o prazo de 14 dias para se imunizarem contra a gripe. Crianças e gestantes não tomam vacinas contra a doença provocada pelo novo Coronavírus, uma vez que os imunizantes ainda não foram testados para esses grupos.

Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando o programa nacional teve início com a vacinação de idosos, neste ano, a primeira fase da campanha contra a gripe se destina a crianças de até 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Secretaria Municipal de Saúde Lara Miranda da Silva, nesta primeira etapa da Campanha, serão vacinados crianças e trabalhadores da saúde, nos postos de saúde, 8:00 da manhã as 16h30 e as gestantes devem procurar o Centro Integrado de Assistência a Mulher e a Adolescente (Ciama).

A vacina contra a Influenza adotada em 2021 no Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, com proteção contra três cepas do influenza: H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victoria. Nos laboratórios da rede particular, já está disponível a vacina quadrivalente da gripe, que protege contra H1N1, H3N2 e dois tipos B.

Depois de vacinadas, as pessoas levam de 10 a 15 dias para criar anticorpos. A exemplo do que vem ocorrendo na imunização contra a Covid-19, o envio das doses contra a gripe também será escalonado. A meta é vacinar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

Veja a lista completa dos grupos prioritários:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Povos indígenas;
– Trabalhadores de saúde;
– Pessoas com 60 anos ou mais;
– Professores;
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança, de salvamento e armadas;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo de passageiros;
– Funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação;
– Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação;
– População privada de liberdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here