Foto: Divulgação Agencia Brasil

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, começa nesta segunda-feira (10), para crianças de cinco anos e jovens até 19 anos de idade. Todas as unidades básicas de Saúde em Três Pontas já estão com as doses desta primeira etapa, e as salas de vacinação funcionam de 7:00 as 17:00 horas, para atender ao público alvo. O Dia D de será em 15 de fevereiro e a vacinação vai até o dia 13 de março. Trinta dias após a primeira dose é necessário retornar para tomar uma segunda dose. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se vacinar.

É fundamental levar o cartão de vacinas e caso doses da Tríplice Viral – estejam em atraso, elas serão aplicadas.

O Ministério da Saúde alerta para a circulação ativa do vírus no país. Por ser uma doença de alta transmissão, é necessária uma cobertura vacinal elevada – cerca de 95% – para que a circulação seja interrompida.

Sarampo

A doença infectocontagiosa é causada pelo vírus Measles morbillivirus e pode ser letal se não tratada adequadamente. Sua transmissão ocorre pelo contato com secreção expelida pelas vias respiratórias dos pacientes que possuem a doença, como espirro ou tosse. Entre os seus sintomas os pacientes podem apresentar febre, tosse e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo e rosto. A vacina é a única forma de proteção.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here