Foto: Divulgação Agencia Brasil

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, começa nesta segunda-feira (10), para crianças de cinco anos e jovens até 19 anos de idade. Todas as unidades básicas de Saúde em Três Pontas já estão com as doses desta primeira etapa, e as salas de vacinação funcionam de 7:00 as 17:00 horas, para atender ao público alvo. O Dia D de será em 15 de fevereiro e a vacinação vai até o dia 13 de março. Trinta dias após a primeira dose é necessário retornar para tomar uma segunda dose. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se vacinar.

É fundamental levar o cartão de vacinas e caso doses da Tríplice Viral (caxumba, rubéola e sarampo) estejam em atraso, elas serão aplicadas.

O Ministério da Saúde alerta para a circulação ativa do vírus no país. Por ser uma doença de alta transmissão, é necessária uma cobertura vacinal elevada – cerca de 95% – para que a circulação seja interrompida.

Em 2019, Minas registrou 136 casos da doença. A enfermidade, que havia sido erradicada do país, voltou a circular. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil teve mais de 28 mil ocorrências de sarampo.

Segunda etapa

A segunda etapa da campanha será entre os dias 3 a 31 de agosto, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos que não tenham comprovação de ao menos uma dose da tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá em 22 de agosto.

A realização da campanha e a adesão por parte do público-prioritário são imprescindíveis para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida por fala, tosse e espirro. Extremamente contagiosa, pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupções na pele seguidas por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here