Por Loui Jordan

A 17ª rodada nos brindou com um grande jogo e outros jogos “normais”. Em termos de liderança, tudo na mesma. O Flamengo segue muito bem, o Santos está mais vivo do que nunca, o Palmeiras não é mais imponente e o Corinthians, nunca é bom duvidar. A rodada será encerrada nesta segunda-feira, quando Fluminense e Avaí se enfrentam no Maracanã às 20 horas. Vale lembrar, que o final do primeiro turno se aproxima e o grande candidato a campeão simbólico, é o time treinado por Jorge Jesus.

RESULTADOS DA 17ª RODADA

Mais do mesmo

Excetuando a vitória do Flamengo e do Internacional, os outros jogos foram “mais do mesmo”. No Morumbi, São Paulo e Grêmio não saíram do 0 a 0. O Grêmio colocou uma defesa alternativa em campo, o time de Cuca também não teve sua força ofensiva total.  No Fonte Nova, o Bahia já no final do jogo venceu o CSA, embora com placar magro, o Bahia mereceu mais. O jogo Chapecoense e Santos foi a mesma coisa, dessa vez o visitante levou a melhor, o jogo não teve grande apelo técnico, digamos que foi uma vitória sutil que dá ao Peixe 3 pontos importantes.

No Paraná, o que surpreende na vitória do Athletico sobre o Ceará, foi a porcentagem alta de posse de bola para os mandantes. O Ceará vem de três derrotas seguidas, o Furacão segue oscilando. Um resultado interessante foi o triunfo de 2 a 0 do Fortaleza diante do Goiás. Os goianos estão muito mal desde o termino da Copa América, por outro lado, o Fortaleza mesmo sem Ceni, está “vivenciando” bem a série A. Outros dois jogos terminaram 1 a 0, são eles: Cruzeiro e Vasco, e claro, Corinthians e Atlético. Em Belo Horizonte, o Cruzeiro fez um jogo não muito fácil contra o competitivo Vasco, o gol da vitória da Raposa saiu após a metade da segunda etapa. O Cruzeiro precisa progredir mais, o Vasco briga para não cair.

Na Arena, o Corinthians utilizou todo seu sólido sistema defensivo para não deixar o Galo se atrever. O Corinthians não jogou um futebol vistoso, mas foi melhor, vale ressaltar que o gol da equipe paulista foi um “presente”. O Timão segue firme no torneio e pode brigar pelo título. O Galo por sua vez, não ganhará o Brasileirão e não está mais no G-6. Por fim, o jogo em Porto Alegre, por mais que o Inter tenha vencido o Botafogo, o Fogão demonstrou todas as fragilidades do Colorado, o time de gaúcho não está em seus melhores momentos defensivamente e pelo menos não foi um time abatido e aposta suas fichas na Copa do Brasil. O Glorioso fez uma partida dentro de suas expectativas, um time cauteloso e que joga sob estratégias já pré-estabelecidas, isso é perigoso, o Botafogo precisa ser mais leve e solto como visitante, caso contrário, nem vaga para Libertadores ele conseguirá.

O melhor jogo

O melhor jogo disparado da rodada foi o duelo no Maracanã. Isso devido ao futebol irresistível que o Flamengo apresentou na tarde do último domingo (01). O adversário foi o Palmeiras, time de elenco recheado e atual campeão do Campeonato Brasileiro, tudo isso não apareceu nem na foto, a dinâmica, a movimentação e o ritmo alucinante do Flamengo, constrangeu a proposta Alviverde e o rubro-negro sobrou.

O Flamengo é hoje, ou melhor, desde as últimas três rodadas, o time a ser batido. Além de jogar o futebol mais bonito do país, é um time letal ofensivamente e que possui uma lucidez coletiva que faz jus ao trabalho de Jorge Jesus. Um aspecto importante a dizer, é o fato do time não estar tão espaçado como em outrora. O time defensivamente deu um salto positivo, principalmente com a consolidação dos laterais. O Palmeiras tem tudo para brigar pelo título, mas precisa de mais ambição e garra, pois futebol em potencial, tem. Matematicamente muita coisa pode acontecer, no entanto, os créditos que o Flamengo conseguiu nessas últimas exibições, certifica o clube como sendo um dos postulantes ao título.

CLASSIFICAÇÃO

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here