Por Loui Jordan

Nem bem terminou a 13ª rodada do Brasileirão e mesmo assim os jogos apimentaram mais o campeonato. Grêmio e Chapecoense fecham a rodada nessa segunda-feira (05), no entanto, os clássicos foram benéficos aos times que buscam a ponta da tabela, por mais que empatar com o Corinthians tenha sido “ruim” para o Palmeiras. O Santos segue mais avassalador do que antes, sinônimo do bom futebol e da excelente sequência de vitórias. O Peixe tem navegado por águas vitoriosas e é sim, favorito ao título de acordo com os 13 jogos até aqui.

RESULTADOS DA 13ª RODADA   

       

Santos e Atlético vencem e aproveitam a rodada

O Santos segue mais líder do que nunca, isso porque venceu muito bem o Goiás e claro, contou com os tropeços de Palmeiras e Flamengo. O resultado do jogo na Vila Belmiro foi de 6 a 1 para o time paulista, o placar já diz tudo, o Santos foi eficiente e estava inspirado, já o Goiás é a segunda vez no campeonato que sofre 6 a 1, algo está no mínimo estranho.

No clássico de São Paulo, o Palmeiras mesmo fora de casa, teve mais  iniciativa. O Palmeiras tem mais recurso técnico, no entanto, o Corinthians não só abriu o placar utilizando a bola aérea, como dificultou o jogo. O Palmeiras até chegou ao empate, mas no fim, o equilíbrio foi preponderante para o empate. O Verdão precisa mostrar mais repertório, o Timão não perdeu depois da Copa América, mas necessita de mais fôlego.

Em outros dois jogos importantes na parte de cima, o Atlético venceu o seu maior rival e o Flamengo foi batido por 3 a 0. O Galo jogando em casa pareceu mais “ligado” no jogo. O Cruzeiro segue sendo o time que tem dificuldade quando chega na linha de meio-campo. O Atlético mais criou do que jogou bem, é um time de luta e encontrou alguns espaços durante os 90 minutos e a vitória foi merecida. O Bahia recebeu o Flamengo, o atacante Gilberto foi o nome do jogo com três gols, o rubro-negro demonstrou fragilidade defensiva e não se deu bem com Arrascaeta pelo centro e Gerson na esquerda, por mais que o Bahia tenha tido menos posse de bola, foi uma equipe mais encaixada.

Em relação à zona de rebaixamento, o Cruzeiro é o time que aparece como novidade, isso tudo com a colaboração da vitória do Fluminense. O Flu foi muito superior e teve mais volume, vale ressaltar que o Internacional jogou com um time alternativo, os três pontos são importantíssimos ao tricolor das laranjeiras e o Colorado segue irregular fora de casa no Brasileirão, com essa campanha, não se credencia ao título.

Os outros clubes cariocas, Vasco e Botafogo, duelaram contra times que estão na famigerada zona do descenso. O Vasco ficou no empate sem gols contra o CSA, o time comandado por Luxemburgo até criou mais e tal, mas fez uma partida abaixo da média. Para o CSA é bom sair com um ponto fora de casa, por mais que não resolva a curto prazo a situação do time no campeonato. O Fogão visitou o Avaí, o time de Santa Catarina tem mostrado raça e a defesa que é a 7ª pior ao lado do Vasco, tem feito sua parte quando consegue. O time da casa finalizou muito mais, entretanto, o Botafogo de Barroco e companhia, venceu por 2 a 0 e segue se firmando aos poucos, provavelmente não vai ganhar nada, mas está praticando um futebol competitivo para sua realidade, a vitória é importante até pelo fato do Botafogo não ter vencido nos últimos jogos.

O jogo sem grandes mudanças, embora cauteloso, foi Ceará e Fortaleza. O clássico-Rei teve um Ceara melhor nos primeiros minutos e o jogo foi quente. O time treinado por Enderson Moreira fez 2 a 0 com menos de 20 minutos. O Fortaleza ameaçou reagir após o 2 a 1, mas as falhas por parte da equipe de Ceni corroboraram para o desfecho vitorioso do Ceará. O Fortaleza vive oscilando e em alguns momentos atua bem e mesmo assim não consegue triunfar. A rodada será encerrada amanhã com Grêmio e Chapecoense às 20 horas na Arena do Grêmio. Vale lembrar que o jogo entre Athletico Paranaense e São Paulo foi adiado devido à participação do clube do Paraná na Levain Cup, competição disputada no Japão. O jogo entre furacão e tricolor foi definido para o dia 21 deste mês.

CLASSIFICAÇÃO

COMPARTILHAR