Fotos: Divulgação CAPS

 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vem realizando ao longo da semana, várias ações alusivas a Semana de Luta Antimanicomial, comemorado nesta quinta-feira, dia 18 de maio. O movimento se caracteriza pela luta por equiparação dos direitos das pessoas com sofrimento mental e combate a ideia de que é preciso isolar para tratar, além da desconstrução de preconceitos que cercam esta doença.

O Movimento da Luta Antimanicomial ainda faz lembrar que assim como todo cidadão, estas pessoas tem o direito fundamental a liberdade, a viver em sociedade e de receber o cuidado e o tratamento.

Em Três Pontas, o CAPS atende em média 30 usuários intensivos, que recebem cuidados diários e passam o dia na unidade. São quase 12 mil prontuários que abrangem usuários não intensivos e semi intensivos, ou seja, que realizam tratamento ambulatorial e comparecem aos atendimentos no CAPS com menor frequência. XXX A ideia é que eles ocupem diferentes espaços da cidade. Ao mesmo tempo estamos realizando oficina de autocuidado

A semana de comemoração foi aberta com um café da manhã servido no jardim do CAPS com a presença do prefeito Marcelo Chaves Garcia, a secretária de Assistência Social Maria Aparecida Chaves, representantes dos serviços públicos de Saúde e Assistência Social, Conselho Tutelar e membros do Parlamento Jovem. Ainda teve um cinedebate no Centro Cultural Milton Nascimento envolvendo estudantes da Escola Jacy Gazola e Parlamento Jovem; passeios terapêuticos, visita ao zoológico das aves em Poços de Caldas; falas em rádios da cidade, blitz educativa no Centro e almoços com cardápio variado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here