Foto: ARQUIVO EQUIPE POSITIVA

 

Três Pontas recebeu nesta terça-feira (02), mais 660 doses de vacinas contra a Covid-19. A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Lara Miranda Silva, foi a Superintendência Regional de Saúde de Varginha e chegou na cidade as 11:00 da manhã, escoltada pela Polícia Militar. De acordo com a tabela divulgada pelo Governo de Minas, do novo montante, 460 unidades são da AstraZeneca, dose 1, da CoronaVac (doses 1 e 2) e outras 200 doses para atender aos grupos prioritários.

Esta é a segunda remessa que chega em Três Pontas. A primeira foi em 21 de janeiro, quando os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, começaram a ser imunizados cerca de uma hora depois. Em seguida, foram os idosos residentes da Vila Vicentina os beneficiados, seguindo a lista dos grupos prioritários, deliberada pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIBSUS/MG).

A Secretaria Municipal de Saúde vai continuar nesta fase, a imunizar com a segunda dose, queles que já foram imunizados – os profissionais da linha de frente no atendimento à Covid-19, os idosos de instituições de longa permanência. O restante delas serão destinadas à relação – dos trabalhadores da saúde que realizam atendimento em hospitais, pronto atendimentos, SAMU, funcionários de laboratórios, públicos e privados, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referência, funcionários de clínicas médicas, servidores da Secretaria de Saúde e depois os idosos em geral, que deverão ser divididos por faixas etárias. As doses são aplicadas seguindo as recomendações dos fabricantes quanto ao intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose.

Na primeira remessa, foram 502 trabalhadores da saúde e 42 idosos da Vila que receberam a primeira dose, de um total de 544. Santana da Vargem recebeu também em 21 de janeiro, apenas 19 doses e nesta terça-feira foram mais 92, sendo 60 da AstraZeneca e 32 da CoronaVac.

Ao total, foram 356,3 mil vacinas da AstraZeneca e CoronaVac enviadas para os municípios de Minas Gerais. Essa é mais uma etapa da maior operação de vacinação da histórica de Minas Gerais. Nesta segunda remessa, duas vacinas foram enviadas às cidades e todo o planejamento foi meticulosamente desenvolvido. Foram utilizadas aeronaves da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Gabinete Militar do Governador (GMG) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

A segunda remessa enviada levou em consideração o número de trabalhadores de saúde no interior do estado.

De olho no vacinômetro

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), desenvolveu uma ferramenta de monitoramento do número de indivíduos vacinados contra a Covid-19 no Estado: o vacinômetro. Por meio dele, qualquer cidadão pode acompanhar quantas pessoas já foram imunizadas e a quantidade de doses distribuídas: coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro. O vacinômetro também está disponível no sitevacinaminas.mg.gov.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here