Texto e fotos : Denis Pereira - Equipe Positiva

 

A Cocatrel entregou na tarde desta terça-feira (14), o prêmio para os produtores que produziram os Melhores Cafés 2021/2022. A cerimônia aconteceu pela primeira vez, na Cafeteria da Cooperativa que fica na Avenida Ipiranga. O anúncio dos 12 ganhadores havia ocorrido no início do mês. Segundo Gabriel Miari, trader e coordenador do CDT, metade dos premiados ganharam o concurso pela primeira vez e 75% deles são pequenos produtores. O município de Ilicínea se destacou este ano 2021/2022, com a maior parte dos produtores premiados.

A solenidade foi rápida, para um público restrito aos diretores, familiares dos cooperados premiados e à imprensa, por conta da pandemia da Covid-19. Sem muita formalidade, o presidente da Cocatrel Marco Valério Araújo Brito (foto abaixo) explicou que o prêmio entregue pelo 13º ano, não é um concurso, mas sim uma seleção democrática dos cafés mais bem pontuados entre as mais de 50 mil amostras recebidas pela cooperativa, de quase 1,5 milhão de sacas recebidas, e por isso cada ano é uma surpresa diferente. As provas são realizadas as cegas e ninguém sabe de quem são os cafés, dando a possibilidade de qualquer produtor ser premiado. Os 12 melhores, indistintamente, são selecionados, premiados e tem o produto vendido para o mundo. Eles são torrados pela indústria da Cocatrel. Este ano, seis produtores conquistaram pela primeira vez o prêmio e levaram para as suas propriedades um troféu para ser materializado a conquista, resultado de um ano inteiro de trabalho. Os cafés são lançados, a partir de janeiro, duas marcas por mês, até junho e depois vendido na Cafeteria ou nas plataformas digitais da Cocatrel.

O diferencial, é que o consumidor final tem a oportunidade, seja na região, no Brasil ou no exterior, rastrear o que está sendo consumindo. Em cada uma das embalagens existe um QR Colde onde o cliente, conhece o trabalho do produtor, desde o tratamento que o grão recebeu no pé de café, até como ele foi preparado para chegar na xícara. E tem mais – a valorização financeira. É que 25% do valor deste café que foi premiado, vai direto para a conta do produtor. Um lote acaba de ser comercializado no Japão. “É um trabalho que dá muita visibilidade ao produtor, criando solução, gerando renda, agregando valor ao cooperado e reconhecendo um trabalho tão difícil, mas que gera satisfação ao conseguir produzir um café de qualidade”, ressaltou Marco Valério.

Ao chegar no fim do ano, Marco Valério avalia que 2021 foi um ano diferente de todos e desafiador. Um ano marcado ainda pela pandemia da Covid-19, de seca, de geada, da crise de transporte e logística no mundo inteiro, do câmbio subindo, da inflação voltando, mas mesmo assim, o cooperativista destaca a resiliência do produtor, que mais uma vez produziu uma safra de altíssima qualidade, que trouxe bons números bons, possibilitando a Cocatrel a ter mais um ano importante com y recordes, crescimento na receita e no faturamento resultado de um trabalho sério, graças a confiança dos seus cooperados.lll

 

Veja abaixo a lista dos premiados no Melhores Cafés 2021/2022:

Alexandre Souza Pereira
Fazenda Areias
Guapé-MG

Angélica Augusta França e outro(s)
Fazenda Serra Velha
Ilicínea-MG

Carlos Henrique Teodoro e outro
Fazenda Serrano
Ilicínea-MG

Denilson Antônio Costa
Fazenda Furnas
Ilicínea-MG

Eduardo Oliveira Costa
Sítio São Benedito
Ilicínea-MG

Efrain Botrel Alves
Fazenda Águas Claras
Ilicínea-MG

Gilberto Augusto Cainelli Basilio
Fazenda Zaroca
Três Pontas-MG

João Paulo França
Sitio Córrego Dantas
Ilicínea-MG

José Carlos dos Reis
Rancho Grande
Três Pontas-MG

Josias Cardoso de Oliveira
Fazenda Urtiga
Ilicínea-MG

Murilo Moura Ribeiro Bottrel Reis
Fazenda Cafundó
Carmo da Cachoeira-MG

Vanildo Alves de Morais e outro(s)
Fazenda Cachoeirinha
Ilicínea-MG

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here