Com o intuito de valorizar os produtores e os cafés da região de sua área de ação, a Cocatrel é parceira da BSCA na realização do evento, que trará simpósio sobre cafés especiais e 20 compradores internacionais para o Brasil.

A Cocatrel continua trabalhando para valorizar os produtores e promover os cafés do Sul de Minas, principalmente da região da área de ação da cooperativa, que engloba 10 cidades: Três Pontas, Santana da Vargem, Coqueiral, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Santo Antônio do Amparo, Córrego do Ouro, Ilicínea, Guapé e Varginha.

Entre os dias 20 e 23 de janeiro, Ilicinea (MG) será palco do “BSCA Micro Region Showcase’, um grande evento voltado à capacitação do produtor e comercialização de cafés especiais.

Desde 2017, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) tomou a iniciativa de valorizar os cafés brasileiros de colheita tardia, colhidos depois de outubro, como forma de reconhecer a excelente qualidade desses grãos. Segundo Vanúsia Nogueira, diretora executiva da BSCA, o objetivo do evento é “trazer ao Brasil compradores que têm se despontado no mundo dos cafés especiais, mas ainda não conhecem ou têm segurança com os cafés brasileiros e apresentar a eles os cafés do país”.

O programa trará 20 profissionais internacionais, que estão vindo de várias partes do mundo como China, Estados Unidos, Suécia, Japão, Servia, Canadá, Taiwan, Singapura, Russia e Austrália.

Em relação ao Showcase, foi aberto um edital para os cafeicultores interessados em enviar amostras de seus cafés, com requisitos como produção em altitudes acima de 1.200 metros e terem pontuação a partir de 88 pontos. Durante a semana, os compradores internacionais irão provar esses cafés, que receberão lances durante o leilão que será realizado na quinta-feira, 23 de janeiro.

Também na quinta acontece o Simpósio para capacitar e informar os produtores da região em relação à produção dos cafés especiais. “Práticas de pós-colheita”, “Estudos de fermentação na pós colheita” e “Competitividade e sustentabilidade na produção de cafés especiais” são os temas das palestras gratuitas que estarão na programação do dia.

“A Cocatrel acredita que capacitação e informação transformam a realidade dos produtores, que passam a ter conhecimento para tomar decisões assertivas nas suas propriedades. É por isso que estamos sempre apoiando e realizando eventos como esse que, além do intuito de capacitar, conecta as duas pontas da cadeia, colocando o produtor diretamente em contato com o comprador. A região de Ilicínea e Guapé têm se destacado pela excelente qualidade dos cafés e foi por isso que decidimos levar o evento para lá, o que trará muita visibilidade não só para as cidades, como também para a cooperativa, reforçando a importante posição da Cocatrel no cenário mundial do café”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.

Na sexta feira, 24 de janeiro, os visitantes irão à Três Pontas para conhecer as instalações da cooperativa. O evento “Micro-Region Showcase – Ilicinea” é realizado pela Apex Brasil, juntamente com a BSCA, tendo como anfitriã, a Cocatrel.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here