CÔNEGO FRANCISCO - Unidade tem pré-escola, atendendo crianças de 4 e 5 anos, do 1º e 2º períodos e de 0 a 3 anos, totalizando aproximadamente 310 crianças. Reportagem e fotos: Denis Pereira - A Voz da Notícia

 

A Secretaria Municipal de Educação ainda não tem os números finais, mais cerca de 5 mil alunos estão iniciando na rede municipal nesta quinta-feira (03), o ano letivo de 2022. Ele começa de forma 100% presencial e a expectativa é que termine assim, diferente dos dois últimos anos com a pandemia da Covid-19.

Porém, os profissionais da educação estão prontos para atender como todo carinho e cuidado, crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e alunos das escolas municipais. Os dois últimos anos foram difíceis, avalia a secretária de Educação Mariane Pimenta Silva Ávila. As dificuldades foram para as famílias que reconheceram ainda mais a importância dos profissionais da área e para os professores que tiveram que se adequar às práticas pedagógicas para atender aos alunos. Em 2021 foram três modalidades – remota, híbrida e presencial. Em 2022 o ano letivo terá 200 dias e a previsão de término é 16 de dezembro.

A equipe da Secretaria de Educação está trabalhando o mês todo para se organizar. Os estabelecimentos educacionais vão seguir o último protocolo elaborado pelo Estado. Para o início deste ano não houve alteração. Haverá higienização das mãos na entrada da escola no início das aulas, na ida ao refeitório e aos sanitários e o uso contínuo de máscara.

Na última semana, uma grande reunião foi realizada com profissionais da Secretaria de Educação, Saúde, representantes das escolas municipais, estaduais, particulares, escolas técnicas, pais de alunos e de servidores. Eles avaliaram o último retorno presencial que foi em novembro do ano passado e entenderam da necessidade dos alunos retornarem para as salas de aula. “Foi muito citado os cuidados que nós tomamos e vamos continuar tomando, visto que em outros lugares eles não são adotados. E as crianças seguem tudo direitinho e pedimos aos pais que continuem orientando seus filhos”, acrescentou Mariane Pimenta.

Secretária de Educação Mariane Pimenta

No último protocolo emitido do Estado, não foi mais exigido o distanciamento de um metro entre os alunos dentro das salas de aulas, mas a orientação que é dada, é que cada um leve seu material necessário para as aulas para evitar que eles sejam compartilhados, inclusive as garrafinhas de água. Para a alimentação será servida apenas a merenda servida na escola, que terá tudo higienizado antes, evitando que eles levem para a sala algo que possa provocar contaminação.

Nas escolas onde os refeitórios não comportam todos os alunos, algumas salas vão para o refeitório e outras vão ficar na sala, sendo servidos com as marmitas.

O comprovante de vacinação continua sendo exigido, porém, a vacinação contra a Covid-19, que começou a ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos, ainda não será obrigatório. É que os pequenos ainda estão sendo imunizados. As doses ainda não fazem parte do calendário nacional de rotina de imunização, porém, como em anos anteriores, os pais precisam apresentar o comprovante que está com a vacinação em dia, como determina uma lei municipal. “Nossa orientação é também que os pais vacinem seus filhos, porque é assim que todos nós, adultos e crianças estaremos.

Escola Peixinho Vermelho agora atende crianças da rede municipal de ensino, no Centro da cidade

Veículos e computadores novos 

A Secretaria de Educação recebeu recursos vindos do deputado estadual Mário Henrique “Caixa” (PV) e adquiriu computadores novos para as escolas e uma caminhonete novinha para atender a demanda de manutenção dos ônibus escolares.

Já o deputado federal Diego Andrade enviou três ônibus novos para fazer o transporte das crianças da zona rural. A Educação tem mais de 40 linhas para atender toda a demanda do município. Alguns veículos chegam a percorrer 400 quilômetros por dia.

As novidades do ano letivo

O ano letivo de 2022 traz boas notícias às crianças e aos pais. Uma delas é que a Escola Peixinho Vermelho servida a rede municipal de educação, atendendo crianças do primeiro período, de 4 anos, no período da tarde. Ano que vem vai ser ampliado para o segundo período. O estabelecimento atenderá quem mora na região central e o entorno.

O Centro de Educação Infantil Cônego Francisco, no bairro Catumbi, foi ampliado, estará atendendo a mais crianças com uma estrutura com mais espaço bem melhor que antes.

Outra novidade que vai afetar diretamente o bolso dos pais, é que pela primeira vez, a Prefeitura estará doando material escolar e uniformes para os alunos. A Secretaria de Educação fez a adesão de kit’s para crianças do maternal três até o 9º ano do ensino fundamental. São vários itens que vão gerar uma boa economia no orçamento das famílias. As crianças vão receber bolsinha com lápis, borracha, apontador, lápis de cor, cola, tesoura, cadernos de desenho, brochura, giz de cera, porta lápis, pincel, garrafinha exquissez, agenda escolar. O kit muda alguns itens de acordo com o ano escolar.

Os uniformes já estão ficando prontos e agora é padronizado, permitindo assim que se o aluno precisar mudar de escola, não haverá a necessidade de outro uniforme. Os uniformes antigos podem ser usados, mas para 2022 os estudantes do 1º período até o 9º ano do ensino fundamental receberão – duas camisetas, uma bermuda ou short saia e uma calça para cada aluno.

Mariane tranquiliza os pais que podem ficar tranquilos que assim que começar as aulas, kit de material e uniformes serão entregues nas próprias escolas. As empresas enfrentaram problemas por falta de matéria por causa da pandemia.

As aulas da rede estadual começam na próxima segunda-feira (07).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here