Militares do Corpo de Bombeiros juntamente com o prefeito de Três Pontas Marcelo Chaves e o secretário de Obras Maquil Pereira

 

O comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar em Varginha, tenente coronel Júlio César Tóffoli, se reuniu com o prefeito de Três Pontas,  Marcelo Chaves Garcia, na manhã desta quarta-feira (14), para apresentar o Projeto de Implantação de Brigada Municipal.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), visando o aperfeiçoamento do modelo de segurança contra incêndio e prevenção de acidentes, está ampliando a capilaridade também com as brigadas municipais. A estratégia é parte das ações para aprimorar a segurança aos cidadãos e aumentar a integração entre os entes e órgãos da esfera pública.


Sob gestão e coordenação técnica dos Bombeiros, o objetivo é que órgãos municipais interessados, possam estabelecer brigadas municipais compostas por voluntários ou agentes públicos capacitados, através de convênio com a Corporação.

Os profissionais atuarão em ações de prevenção e combate a incêndio e pânico, busca e salvamento, primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar, em complementação às ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros, com isso, diminuindo o tempo de resposta ao atendimento de uma emergência.

Assim, serviços e ações integradas poderão atingir ainda mais os municípios e comunidades nas quais não existam unidades do CBMMG. Na reunião foram apresentadas as atribuições e os benefícios de uma brigada municipal. Iniciou-se a discussão para detalhar o projeto e sua possibilidade de implantação.

A iniciativa está fundamentada no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), presente na carteira de projetos estruturadores do Governo do Estado e, ainda, segue o Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O município que tiver interesse em formar uma brigada municipal deve manifestar a intenção ao CBMMG. Após firmarem convênio, a Corporação disponibilizará a capacitação dos brigadistas, tornando-os aptos a atenderem ocorrências no município.

O CBMMG destina militares para atuarem, entre outras funções, na coordenação das ações da brigada, no desenvolvimento de projetos sociais, ações de fiscalização em matéria de prevenção contra incêndio e pânico, assessoramento ao Executivo local sobre temas relacionados à proteção e defesa civil.

O município é responsável por prover os recursos humanos e materiais para o funcionamento da brigada, incluindo a edificação em que será instalada, os equipamentos, o efetivo (podem ser servidores públicos municipais ou voluntários). (Fonte: Corpo de Bombeiros de Varginha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here