Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será diferente por causa da pandemia

A Prefeitura de Três Pontas, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), criou um novo modelo para comemorar o Dia Nacional de “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data celebrada no dia 18 de maio de cada ano, é uma conquista nacional que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus não será possível a realização de grandes atividades como em 2019. Ano passado, o Creas realizou blitz’s educativas nos bairros com a entrega de panfletos, Sarau no Centro e caminhada com estudantes.

Este ano, um novo modelo de comemoração foi criado e apesar da necessidade de isolamento social, o Creas acredita que é de extrema importância desenvolver atividades relacionadas ao assunto. O objetivo é alcançar as pessoas e conscientizá-las à prevenção e repressão a este tipo de crime contra menores, que são registrados com frequência e precisam ser combatidos. Em Três Pontas foram 13 novos casos ano passado e dois apenas este ano, de violência e abuso, que estão sendo acompanhados pela equipe de profissionais do Centro.

O Creas, órgão ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social, vai realizar um concurso utilizando as redes sociais para abordagem do tema, com a interação da população como ferramenta dinâmica de conscientização. A ideia partiu das reuniões de equipe com os técnicos do Creas, para que a população trespontana possa elaborar vídeos criativos sobre a temática: “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Foto: Arquivo EP

Com o auxílio de influenciadores digitais, voluntários na divulgação, se espera alcançar o maior número possível de participantes. Os vídeos serão selecionados pelos técnicos do Creas. A equipe de Imprensa e Marketing irá publicar nas redes sociais oficiais do município, os mais criativos e inovadores e as pessoas irão eleger o melhor. O mais votado, ou seja, com mais curtidas e reações, receberá como premiação uma caixa de som com bluetooth, patrocinada pelo deputado estadual trespontano Mário Henrique Silva “Caixa” (PV).

Foi criado um cronograma que está disponível nos canais oficiais da Prefeitura. Para acessar clique aqui. No link é possível ter acesso a informações de como gravar o vídeo, para onde enviar e o prazo para apresentar o material.

Telefones para denúncias de exploração sexual de criança e adolescente:

3265-4093 – Conselho Tutelar
3265-7669 – CREAS
3266-5935 – CRAS I (Próximo da Mina do Padre Victor)
3265-7430 – CRAS II (Próximo ao Ginásio Delvo Corrêa)
3265-0200 – Delegacia de Polícia Civil
3265-4736 – Ministério Público
3265-4796 – Ministério Público
3266-2262 – Ministério Público
190 – Polícia Militar
100 – Disque Direitos Humanos
181- Disque Denúncia

O Creas de Três Pontas está funcionando em novo endereço, na Rua João Mulato s/nº, no bairro Major Brás, abaixo do Conselho Tutelar.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here