Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será diferente por causa da pandemia

A Prefeitura de Três Pontas, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), criou um novo modelo para comemorar o Dia Nacional de “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data celebrada no dia 18 de maio de cada ano, é uma conquista nacional que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus não será possível a realização de grandes atividades como em 2019. Ano passado, o Creas realizou blitz’s educativas nos bairros com a entrega de panfletos, Sarau no Centro e caminhada com estudantes.

Este ano, um novo modelo de comemoração foi criado e apesar da necessidade de isolamento social, o Creas acredita que é de extrema importância desenvolver atividades relacionadas ao assunto. O objetivo é alcançar as pessoas e conscientizá-las à prevenção e repressão a este tipo de crime contra menores, que são registrados com frequência e precisam ser combatidos. Em Três Pontas, foram 13 novos casos registrados ano passado e dois este ano, de vítimas de violência e abuso, que estão sendo acompanhados pela equipe de profissionais do Centro.

O Creas, órgão ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social, vai realizar um concurso utilizando as redes sociais para abordagem do tema, com a interação da população como ferramenta dinâmica de conscientização. A ideia partiu das reuniões de equipe com os técnicos do Creas, para que a população trespontana possa elaborar vídeos criativos sobre a temática: “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Foto: Arquivo EP

Com o auxílio de influenciadores digitais, voluntários na divulgação, se espera alcançar o maior número possível de participantes. Os vídeos serão selecionados pelos técnicos do Creas. A equipe de Imprensa e Marketing irá publicar nas redes sociais oficiais do município, os mais criativos e inovadores e as pessoas irão eleger o melhor. O mais votado, ou seja, com mais curtidas e reações, receberá como premiação uma caixa de som com bluetooth, patrocinada pelo deputado estadual trespontano Mário Henrique Silva “Caixa” (PV).

Para acessar o regulamento completo do concurso clique aqui.

Telefones para denúncias de exploração sexual de criança e adolescente:

3265-4093 – Conselho Tutelar
3265-7669 – CREAS
3266-5935 – CRAS I (Próximo da Mina do Padre Victor)
3265-7430 – CRAS II (Próximo ao Ginásio Delvo Corrêa)
3265-0200 – Delegacia de Polícia Civil
3265-4736 – Ministério Público
3265-4796 – Ministério Público
3266-2262 – Ministério Público
190 – Polícia Militar
100 – Disque Direitos Humanos
181- Disque Denúncia

O Creas de Três Pontas está funcionando em novo endereço, na Rua João Mulato s/nº, no bairro Major Brás, abaixo do Conselho Tutelar.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here