Fotos: Divulgação

 

O Centro Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer, pensando no viés de tornar os pequenos em estudantes, atuantes e proativos, a equipe docente com a equipe gestora, em estudos e reuniões de formação pedagógica, alinharam a proposta da 1ª Feira de Ciências da Educação Infantil Bem Me Quer 2022, contemplando todos os segmentos do CMEI, onde de forma colaborativa e integrada a equipe trabalha numa proposta mediadora. O Centro de Educação atende a 220 crianças entre 4 meses a 5 anos, bebês do berçário até crianças do 2º período da educação infantil.

As crianças desde pequenas tem uma forte disposição para explorar, vivenciar e descobrir. Nesse contexto, a Feira de Ciências adequa-se ao projeto de educação infantil e é uma excelente ferramenta para que crianças em idade escola, desde o berçário até o segundo período, interajam, questionem, conectem-se, resolvam problemas, comuniquem-se, reflitam e construam seus conhecimentos através de vivências, experimentações e pesquisas de campo, como fizeram para uma aprendizagem contextualizada. A Feira de Ciências foi pensada e pautada pelo alto envolvimento de estudantes, equipe gestora, profissionais do CMEI, educadores e professores, que deram ao projeto da creche uma nova forma de estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

A supervisora Ângela Brito e a diretora Ane Elize Girardello, da creche Bem Me Quer. Foto: Equipe Positiva

A diretora Ane Elize Girardello detalha que em uma conversa com a supervisora Ângela Brito, surgiu a proposta. Ane confessa que primeiro pensou em que seria uma Feira de Ciências e concluiu que ela possibilita aos alunos a oportunidade de vivenciarem a pesquisa, descoberta, experimento de uma forma prática e lúdica, levando as crianças a serem protagonistas da aprendizagem. No começo houve um pouco de receio com a ideia nova, mas logo toda a equipe foi abraçando a ideia, dando forma e vida ao projeto. Ângela e Ane foram fazendo as escolhas dos temas que divididos eixos.

Os eixos temáticos da Feira, foram discutidos e escolhidos em consenso com a equipe gestora e educadores/professores, levando em conta a realidade e a especificidade de cada turma. Definido o tema dos projetos, os objetivos foram alinhados nos campos específicos e previstos para cada faixa etária e para cada turma de alunos. O projeto da Feira de Ciências, levou em consideração os eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em promover experiências concretas de saberes e conhecimentos.

Os temas foram separados e agrupados. O berçário e maternal I pesquisou sobre frutas. O maternal II as plantas medicinais. Já o maternal três explora o tema brinquedos recicláveis. O primeiro período trabalhou o café e o segundo período o leite.

As crianças desde o berçário a educação, tiveram a oportunidade de fazerem o trabalho de campo. Ele foram para fazendas, para hortas, cooperativa de reciclagem e de leite. Saíram das salas onde ficam o ano todo para serem surpreendidos com descobertas e sensações únicas e incríveis. Conheçam toda a linha de produção dos temas propostos, capaz de transformar a vida das crianças. O objetivo foi que elas adquirissem não apenas conteúdos teóricos, mas também habilidades socioemocionais que contribuem na formação integral, garantindo as condições necessárias para que todos os alunos sejam capazes de viver em sociedade.

Na educação infantil, a criança aprende por meio da interação e de relacionamento significativos, nos quais há afeto, estabelecimento de vínculo com outra criança, com outro adulto e com ela mesma. E é nesse intuito que o Centro Bem Me Quer, caminha com este projeto, que é só o início de grandes descobertas.

A feira 

A 1ª Feira de Ciências da Educação Infantil de Três Pontas, acontece neste sábado (17), a partir das 15:00 horas no pátio do Centro Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer, no bairro Vila Marilena. Haverá 5 standes, cada um com um eixo (frutas, plantas medicinais, brinquedos reciclados, café e leite). As crianças irão visitar e receberão um kit de certificados de participação da feira de 2022 e um avental para presentear as crianças. O avental terá a estampa do stande.

Todas as famílias e a comunidade trespontana está convidada. A entrada é de graça. Na programação haverá música do ao vivo com Mauro Marques, Isadora Morais e Gabriel. Também terá a presença da Miss Café Mirim, Ana Clara Miranda no stand do café. Antenados na tecnologia, cada um dos standes haverá um QR Code específico contendo todas as fotos que foram tiradas durante todo o projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here