Fotos: Equipe Positiva

A Prefeitura de Três Pontas comemorou nesta quarta-feira, dia 05 de junho, com as crianças das escolas, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao longo do mês de maio, os estudantes participaram de palestras focadas na importância da reciclagem e produziram o Mascote do projeto Cidade Limpa, desenvolvido pelo Município. Toda a programação foi realizada em parceria e com o patrocínio da Agro CP Multifertilizantes.

Membros do Rotaract e Interact fizeram na manhã de domingo (02), o plantio de sete mudas de árvores de grande porte na Avenida Barão da Boa Esperança, em substituição as que estão morrendo.

Nesta quarta-feira (05), bem manhãzinha, alunos das escolas municipais fizeram uma caminhada que saiu da Prefeitura até a Praça Cônego Victor. Acompanhados de seus professores e dos catadores da Associação Trespontana de Materiais Recicláveis (Atremar), eles cantaram a música que a cidade inteira ouve quando passa o caminhão da coleta seletiva. Ao chegar na Praça, a maioria não se incomodou com o tempo frio e se assentou em frente ao Coreto. Lá, demonstraram que estão antenados com questões ambientais, mas recordaram que o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, foi criado em 1972 pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia. Por meio de Decreto, o Governo Brasileiro, em 27 de maio de 1981, passou a comemorar a data. No Dia do Meio Ambiente, autoridades buscam conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais, apontando caminhos para um planeta cada vez mais sustentável.

As crianças se animaram com a peça teatral do ator e produtor teatral Glauber Reis. Com os personagens Merinda, Reuzito e Pocahontas, eles saíram conhecendo como deve ser feita a separação dos recicláveis em casa. A ação de separar lixo doméstico dos recicláveis é fundamental para o trabalho dos catadores da Atremar e está na boca dos alunos. Aproveitando a presença dos pequenos, o grupo teatral também comentou dos perigos que traz o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Peça teatral mostrou a importância da reciclagem às crianças

Os alunos que participaram do concurso “Mascote Cidade Limpa” e foram vencedores foram anunciados a frente receberam presentes, das mãos da organização e das empresas parceiras. A cada chamado, a torcida e os aplausos dos colegas geravam reconhecimento ao trabalho e dedicação destes que podem se transformar em multiplicadores.

Os certificados de participação e apoio do evento foram entregues aos parceiros. As escolas que participaram e não foram contempladas com a premiação receberam um brinde para sortearem entre os alunos participantes.

O secretário de Meio Ambiente Marcelo de Figueiredo Gomes afirmou que neste dia existe a oportunidade de repensar o modo como toda a humanidade e principalmente os trespontanos estão relacionando com o meio ambiente. A Secretaria entende seu papel de fomentadora das ações ambientais locais e sua importância para a qualidade de vida dos trespontanos e não se furta no cumprimento desta missão. “Missão esta porém, que não é só dela como instituição, mas de toda a sociedade trespontana. Assim acreditamos que a união de esforços do poder público com a sociedade privada, produz uma força maior capaz de gerar grandes frutos e transformar nossa cidade em um local melhor para se viver”, enfatizou Marcelo Figueiredo.

Prefeito Marcelo Chaves falou com as crianças e agradeceu a receptividade que está tendo nas escolas

O prefeito Marcelo Chaves Garcia (MDB) agradeceu as crianças pelo apoio ao projeto Cidade Limpa, que além de manter uma cidade mais limpa, busca conscientizar as famílias quanto a importância de separar o lixo do reciclável. O gestor também agradeceu mais uma vez a parceria com as empresas, que tem sido fundamentais para que a Administração consiga algo de bom a favor da cidade. O reconhecimento também do prefeito, foi dado às crianças que o tem recebido muito bem nas visitas feitas nas escolas. “É através de vocês crianças que vamos conseguir um futuro melhor”, disse Marcelo Chaves.

Autoridades entregaram para a vencedora do concurso “Mascote Cidade Limpa”, a aluna do 4º ano da Escola Municipal Professora Nilda Rabello Reis, Beatriz Cruz Santos
COMPARTILHAR