Por Loui Jordan

O Campeonato Mineiro já conhece seus semifinalistas. Após o triunfo do América frente a Caldense no Independência, o Coelho carimbou a última vaga para a próxima fase. A vitória por 2 a 0 fez com que os Americanos ficassem ao lado de Cruzeiro, Atlético e Boa Esporte como os quatro melhores times do campeonato.

Os confrontos são definidos a partir do critério de campanha na primeira fase. O Atlético e o Cruzeiro são os times que fizeram as melhores campanhas da fase inicial, com isso vão enfrentar sempre times abaixo deles no desempenho ao longo dos pontos corridos do Mineiro. Com isso tudo, o Atlético terá pela frente o Boa Esporte, já o Cruzeiro tem o América como adversário. É válido lembrar que o Galo terminou a primeira fase na liderança, com 28 pontos. O Cruzeiro por sua vez ficou logo atrás com 25.

Para chegar na semifinal, o Atlético não poupou energia diante o Tupinambás. O Galo que venceu pelo placar de 3 a 1 no gigante da Pampulha, contou com bela atuação de Cazares. O Cruzeiro foi o time que mais empolgou seu torcedor, a Raposa venceu o duelo contra o Patrocinense por 5 a 0. O time de Mano Menezes joga o futebol mais flexível de Minas Gerais, pode variar de acordo com o adversário.

Diferente de Atlético e Cruzeiro, Boa Esporte e América tiveram mais dificuldades, mesmo vencendo por 2 a 0, o América conseguiu construir esse placar só no final do jogo. O Boa Esporte que eliminou o Tombense em Varginha, após abrir o placar no início dos 90 minutos, sofreu o empate muito cedo, a equipe que pelo feito de chegar nas semifinais se consagrou campeã do Interior, teve a vaga carimbada nas cobranças de pênaltis. 

Os confrontos já possuem data e local, os dois gigantes de Minas disputam a vaga para a decisão em casa. Diferentemente da fase anterior, nas semifinais serão dois jogos para cada mata-mata. No próximo sábado (30) às 18 horas em Varginha, o Boa recebe o Atlético, no dia seguinte, isto é, domingo (31) às 16 horas em Belo Horizonte, o América recebe o Cruzeiro no Horto. Um ponto positivo na semifinal e final, será o uso do famoso Árbitro de vídeo.

Tanto o Mineirão, quanto o Independência e o Dilzon Melo “Melão”, terão a tecnologia do VAR à disposição. É um importante instrumento para auxiliar a arbitragem e principalmente, reparar erros e danos nas partidas decisivas do Estadual. O recurso é uma boa forma de identificar o comportamento dos atletas em campo, simulações e exageros devem ser evitados.

COMPARTILHAR