Uma celebração especial na noite desta terça-feira, dia 13 de setembro, véspera do início da novena preparatória à festa de 117 anos de aniversário de morte do Beato Francisco de Paula Victor, levou devotos ao Carmelo São José em Três Pontas.

Todo enfeitado para tamanha importância, rodeado pelas cores branca e amarela, o Carmelo São José onde se deu os primeiros passos do processo de beatificação de Padre Victor, recebeu a missa presidida pelo reitor e pároco do Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda, Cônego Douglas José Baroni. A missa solene foi concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Alexandre Mancilha Pereira e os diáconos permanentes Geraldo Donizete Oliveira e Alessandro Júnior de Carvalho.

No silêncio do mosteiro das Irmãs Carmelitas, as palavras pausadas da homilia de Cônego Douglas, buscaram transmitir a alegria de poder iniciar com toda a cidade de Três Pontas e com todos os romeiros peregrinos, devotos do Beato Padre Victor, esta festa de forma presencial, celebrando os 117 anos de páscoa. Ao longo destes dois anos difíceis, Cônego Douglas, ressalta que fomos marcados por uma grande revisão de vida, e temos agora este cuidado e zelo com a nossa vida e de nossos irmãos. Este é o grande legado do Beato Padre Victor que é cuidar do próximo como Jesus nos ensina.

“É uma festa que enaltece a fé católica e nos convida a celebrar com júbilo, a caridade e a solidariedade de Padre Victor, dentro do contexto da Campanha da Fraternidade que é justamente a educação integral, que nos qualifica como cristãos e cidadãos convictos da vocação e da cidadania” destacou o sacerdote. O tema da festa deste ano é “Com o Beato Padre Victor, educar-se na sabedoria, para caminhar em comunhão”. “Abre a boca com sabedoria, e sua língua ensina como bondade”, (PR 31,26)

A missa antecedeu uma grande carreata que percorreu pequenos trechos nos três territórios paroquiais, inclusive de fronte as matrizes da cidade. Escoltados pela Polícia Militar, com buzinaço, junto aos cânticos, seu hino oficial, os veículos de duas e quatro rodas, percorreram um trajeto junto com a imagem e a relíquia do Anjo Tutelar. No caminho, casas enfeitadas, altares, com imagens, flores. Em cada um, o sentimento de gratidão por sua imagem passar na porta de suas casas, mesmo que por poucos instantes.

Na chegada a Praça Cônego Victor, todos os veículos foram abençoados e aspergidos com água benta, de frente ao Santuário.

Setembro intenso à fé

A cidade de Três Pontas celebra intensamente o aniversário de morte de Padre Victor. Não apenas a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, mas também as paróquias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças, assim como em todo o Sul de Minas, principalmente em toda a Diocese da Campanha, que reconhece o Beato Padre Victor, as suas grandes virtudes sacerdotais, pois já foi proclamado Beato e enaltecido como apóstolo da caridade.

Durante os nove dias, partir desta quarta-feira (14), até dia 22, são vários horários de missas e confissões individuais. A programação começa antes do dia amanhecer, com a procissão da penitência as 5:00 e missa em seguida, as 5h30. Depois as missas da novena seguem as 12h, 15h e 19 horas. No domingo, a procissão é mais tarde, as 6:30 e a missa as 7h. As confissões individuais são de segunda a sábado, de 9h as 12h e de 14h as 17h. Os padres estarão disponíveis no Santuário para atendimento nos confessionários.

Nas demais paróquias – tem missa as 15 e as 19 horas na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Já na Paróquia Nossa Senhora das Graças, a celebração é na Comunidade São Cristóvão as 19h30. No Carmelo tem missa da novena todos os dias as 7:00 da manhã.

Mensagem do pároco-reitor

A primeira mensagem que Cônego Douglas deixou ao fim da carreata, foi direcionada aos romeiros, peregrinos, devotos e paroquianos, este povo, que ele classificou como tão bom e generoso de Três Pontas. “O sentimento é de gratidão, que enobrece a minha alma e meu coração, poder perceber a cada instante, a fé e a devoção de cada um. É um gesto de amor que brota com tanta simplicidade e espontaneidade, uma gratidão marcada pela alegria do amor, da partilha e principalmente para um alegre testemunho de uma vida sempre marcada pela simplicidade do evangelho, como propõe o Papa Francisco”, anunciou.

Cônego Douglas deseja que tenhamos dias de paz, de misericórdia, quando todos são convidados a rever a caminhada cristã e repensar cada vez mais a nossa dimensão amorosa com Cristo e com o próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here