Todos os anos, é celebrado em 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Esta data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global. A AIDS é uma doença sexualmente transmissível e pode mudar muito a vida de uma pessoa, por isso é sempre importante o uso de preservativos, pois assim pode se proteger. Apenas um descuido pode ser suficiente para a transmissão da doença. Quem tem AIDS, fazendo o tratamento pode ter uma vida normal e o correto é sempre o exame para verificar sobre isso. HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados.

Em Três Pontas, o Serviço de Atendimento Especializado /Centro de Testagem e Aconselhamento /Unidade de Dispensação de Medicamentos (SAE/CTA/UDM) é o responsável na Secretaria Municipal de Saúde por acompanhar, monitorar e propor ações no que se refere às infecções sexualmente transmissíveis em âmbito municipal. As ações da rede de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) e Hepatites Virais contemplam não só as ações de assistência aos usuários que vivem e convivem com as infecções (HIV e Hepatites) como também são responsáveis por acompanhar as atividades extramuros. Esta última abrange as ações de promoção, prevenção, capacitação de profissionais e a realização de busca ativa de usuários em todos os municípios atendidos e pactuados com o seu programa. Uma dessas ações inclui a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O teste é feito através de punção digital (“picada no dedo”) e o resultado é liberado, no máximo, em 30 minutos.

O SAE/CTA/UDM de Três Pontas é referência para os municípios de: Santana da Vargem, Boa Esperança, Ilicínea e Coqueiral como cidades pertencentes à região de Três Pontas. Atende usuários com HIV/AIDS, Hepatites virais e IST (exceto sífilis que são tratados nas UBS/ESF). Usuários de presídios e cadastrados com HIV e ou Hepatites virais no SAE/CTA são também atendidos com qualquer IST, inclusive sífilis.

Esse serviço atende hoje 240 usuários que se encontram em tratamento/acompanhamento de PVHIV (pessoas vivendo com HIV) e 43 de hepatites virais.

A equipe é composta por uma médica infectologista, um assistente social, uma enfermeira, um farmacêutico, duas técnicas de enfermagem, e um de serviços gerais. Quando necessário acompanhamento psicológico, o paciente é referenciado para outro serviço.

De acordo com a coordenadora deste serviço, a enfermeira Rosilene Aparecida de Oliveira, o dia 1º de dezembro é para chamar a atenção das medidas de prevenção e tratamento da AIDS e para reforçar a questão da solidariedade e combate ao preconceito contra pessoas que vivem com HIV. “Hoje o que mais maltrata não é a doença em si, mas sim o preconceito e estigma que existe”, reforça. No Brasil, o “Dezembro Vermelho” ocorre por meio do Ministério da Saúde desde o ano de 1988.

Nesta quinta-feira (02), a equipe do SAE estará realizando de 12:00 as 16:00 horas, uma campanha na Praça Tristão Nogueira, a Praça da Fonte, com a realização de testes rápidos de HIV e Sífilis.

O serviço funciona de 7:00 da manhã as 17:00 horas, na Rua Doze de Outubro, 150, no Centro. Os telefones de contato são (35) 3265-4615 ou (35) 99864-2381.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here