Um terceiro investigado na operação que apura furtos, roubos e receptação foi preso porque a polícia encontrou uma arma com documentação irregular e munições na propriedade dele na zona rural
A Polícia Civil de Três Pontas deflagrou na manhã desta quarta-feira (15), a Operação Álibi, que visa combater e responsabilizar suspeitos de furto e receptação de tratores na cidade de Três Pontas. Foram cumpridos dois mandados de prisão expedidos e seis mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça, a partir da instauração de dois inquéritos. Dois homens foram presos em Três Pontas e um no estado de São Paulo (SP).
De acordo com o delegado Dr. Gustavo Gomes, um dos inquéritos apura o furto de um trator na zona rural da cidade em fevereiro deste ano e encaminharam para o estado de São Paulo. O outro foi um roubo em Casa Branca (SP), onde 15 criminosos fortemente armados renderam os donos da propriedade e levaram dois tratores e grande quantidade de implementos agrícolas. Sete dias depois, o trator foi encontrado na região da Faxina em Três Pontas. “A partir daí com uma investigação permanente que temos de crimes na zona rural, conseguimos ligar os crimes”, detalhou o delegado. Ao longo das investigações, a polícia identificou uma importante rota de desova de tratores em que os criminosos subtraem veículos agrícolas na região e levam para São Paulo e, em rota inversa, furtam tratores no interior de São Paulo e vendem no Sul de Minas.
Um dos alvos foi preso no Centro. O outro, quando os policiais chegaram na casa dele no bairro Parque Veredas ele não foi encontrado. Eles conseguiram saber que o investigado estava em Conchas (SP) e acionaram a Polícia Militar de São Paulo que fez a prisão dele lá.
No bairro Ouro Verde onde foi cumprido um dos mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram uma arma que estava com a documentação irregular, dentro do imóvel. Em uma propriedade dele na zona rural, foram encontradas várias munições, inclusive de calibre 12. O alvo é investigado em outros inquéritos por efetuar disparos de arma de fogo em locais públicos e estaria envolvido na receptação do maquinário. Ele foi conduzido para a Delegacia onde foi ouvido liberado. A arma que estava com registro vencido foi apreendida, até possível regularização.

Segundo o inspetor Gustavo Domingos, a Polícia Civil tem conseguido identificar a atuação de quadrilhas que tem agido na zona rural de Três Pontas e região e acredita que esta é uma delas. As investigações são permanentes e tem se intensificado, por conta do valor do prejuízo. Neste caso, o prejuízo seria que cerca de R$400 mil. O trator encontrado em Três Pontas já foi restituído ao proprietário que é do estado de São Paulo.
A Operação Álibi, que recebeu o nome pela versão dada pelos investigados em depoimentos, mobilizou mais de 20 policiais civis com apoio das delegacias de Varginha e Boa Esperança.


