Fotos exclusivas: Equipe Positiva

 

“Prometo manter, defender e cumprir os princípios e finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil, exercer com dedicação e ética as atribuições que são delegadas, pugnar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia. Assim o prometo”.

Foram com estas palavras do juramento, que a nova diretoria e membros do Conselho Subseccional da Subseção de Três Pontas foram empossados para o triênio 2022/2024, na 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Três Pontas e Santana da Vargem.

A presença de várias autoridades de órgãos e instituições, na noite desta quinta-feira (10), no Plenário Presidente Tancredo Neves da Câmara Municipal, demonstram o prestígio da nova direção que pregou avançar e evoluir 30 anos em 3, em uma gestão moderna e tecnológica, que promete tornar referência na defesa e valorização dos advogados e advogadas. O novo presidente é Dr. Marcell Voltani Duarte que está a frente do cargo desde 1º de janeiro.

TERMINA AMANHÃ, CORRA E APROVEITE

A presença mais marcante e enfatizada por todas as autoridades, foi do Presidente da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (CAA/MG), Dr. Gustavo Oliveira Chalfun que é de Varginha. Foi ele que abriu a cerimônia, convidou os diretores eleitos para se postarem de pé à frente da mesa de honra, para prestarem o compromisso, com a mão direita estendida em direção a mesa.

O Presidente da 55ª Subseção da OAB de Três Pontas Dr. Marcell Voltani e o Presidente da Caixa de Assistência da OAb-MG Dr. Gustavo Chalfun. Foto: Denis Pereira

O jovem presidente

Dr. Marcell Voltani Duarte venceu a disputa pela presidência por 74 votos a 62, contra o então presidente Dr. Juliano Vitor de Brito, que concorria a reeleição. A eleição contou com 178 advogados aptos a votarem e 114 votos foram apurados. O ex-presidente Dr. Juliano e ninguém da diretoria que deixaram os cargos compareceram para a transmissão do cargo.

Segundo Gustavo Chalfun seu “indicado” a presidência, Marcell deve ser o mais jovem a assumir o cargo este ano em Minas Gerais. Ele é advogado militante há apenas 5 anos, especialista em Direito e Processo Civil pela Fumec, foi presidente da OAB Jovem de Três Pontas por três anos, entre 2018 e 2021 e professor universitário. Ele é casado com Thamara e pai de dois filhos, Rodrigo e Maria Flor. Um dos diferenciais, é que ele é o primeiro advogado da história da instituição a assumir o cargo que se formou na Faculdade de Três Pontas, a Fateps, justamente no mês e ano em que o Grupo Unis completa seus 20 anos no Município.

Expectativa ao novo mandatário

Dr. Marcell e os advogados que compõem a nova diretoria fizeram o juramento no início cerimônia

Marcell ocupou a principal cadeira na mesa de honra, ao lado do presidente da CAA Dr. Gustavo Chalfun, o vereador e ex-presidente da Subseção nos triênios 2010/2012 e 2013/2015, Dr. Luciano Reis Diniz o presidente da Câmara Maycon Douglas Vitor Machado e o prefeito de Três Pontas Marcelo Chaves Garcia.

De onde estava ouviu palavras de elogios e principalmente de coragem para cumprir sua missão que é bastante árdua. Luciano Diniz reforçou o compromisso que ele e o ex-presidente Dr. Evanilson colocaram nele quando foi lançado candidato. O principal objetivo é defender o advogado e a advocacia, lutar pelo bem e como ele fez, é preciso ter lado e isto as vezes provoca desabores. O vereador falou em nome também dos colegas.

O prefeito Marcelo Chaves destacou a gestão de parcerias que realiza e entre elas, a OAB, destacando a importância que dá a sua assessoria jurídica que conta na Prefeitura. O gestor desejou sucesso ao Dr. Marcell e enalteceu a liderança de Dr. Gustavo Chalfun de Varginha que se desponta para Minas Gerais.

O juiz de Direito titular das Varas Criminal e da Infância e Juventude da Comarca, Dr. Enismar Kelley de Freitas, destacou sua preocupação em sempre respeitar as prerrogativas dos advogados, especialmente daqueles que atuam na área criminal. O magistrado acredita que em cinco anos em Três Pontas, ele tem promovido a estabilidade e mantido um bom relacionamento com a OAB. Ele espera que os profissionais sejam protagonistas da conciliação e mediação, evitando conflitos judiciais. Ao novo presidente reafirmou que está de portas abertas e desejou um excelente mandato a ele e sua diretoria.

Já Dr. Evandro Marcelo dos Santos, que foi diretor da Faculdade Três Pontas, coordenador do curso de Direito e Procurador Geral de Varginha, falou da sua alegria em ver que formandos da sua época, hoje estão assumindo cargos na diretoria ele tem o maior orgulho disso.

O presidente da CAA Dr. Gustavo Calfun trouxe uma mensagem de otimismo, para o amigo que está assumindo o cargo e diz que não tem dúvidas de que ele tem uma responsabilidade esperada por todos. Por isso, desejou sorte ao colega e aos novos diretores, que sejam apoio ao presidente.

“Estou preparado e sou presidente de todos advogados e advogadas”

Adepto e apaixonado pela oratória espontânea, Dr. Marcell desta vez fez a leitura de um discurso para não esquecer fatos e pessoas que jamais poderiam ser esquecidas na sua sessão solene de posse da nova diretoria da OAB Três Pontas. Na Tribuna da Câmara Marcell falou durante 18 minutos.

Ele iniciou agradecendo seus familiares, a esposa Thamara, os filhos Rodrigo e a pequena Maria Flor, os pais Paulo César e Fabiana, os irmãos Stéfano e Caio, sua Vó Maria, sua sogra Renata e seu sogro José Osvaldo. Estendeu seus agradecimentos ao Dr. Felipe Pereira Silva, aos eternos e sempre presidentes da OAB Dr. Evanilson Tadeu de Camargo Faustino e Dr. Luciano Reis Diniz, tamanho o apoio e incentivo recebido por parte deles. Ao longo de sua fala, ele enalteceu a importância dos professores que teve enquanto universitário da Fateps, o reitor do Grupo Unis Professor Stéfano Barra Gazola, os professores Evandro Marcelo dos Santos e João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, Marcelo Figueiredo, Camila Oliveira, Valentin Calezani, Paulo Henrique Reis de Mattos, Raquel Calenzani, Marco Antônio Lopes, Ricardo Morais Pereira, Leiner Marchetti Pereira e Walace de Paiva Souza Gomes.

Um a um, os novos diretores que estarão ao seu lado nos próximos três anos também foram mencionados. “A dedicação e o entusiasmo de todos vocês, desde quando nos propusemos a encerar o desafio de estar a frente da OAB Três Pontas, fizeram toda a diferença, e com muita propriedade lhes digo: faremos juntos uma gestão que dificilmente será esquecida”.

De modo um tanto quanto especial, dirigiu ao líder e referência da advocacia: Dr. Gustavo Chalfun, professor universitário, ex presidente da OAB Varginha por 2 mandatos, ex secretário geral da OAB/MG e atual Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de MG da atual gestão 2022/2024. Chalfun foi e é um parceiro da diretoria que fez toda questão de vir a Três Pontas por diversas vezes os prestigiar e fortalecer a campanha da chapa. Esteve no protocolo de registro de chapa, engrandecendo sobremaneira o dia que em um hapy-hour que antecedeu o pleito da Subseção, veio pedir votos. Ao Dr. Chalfun ele deixou o sentimento de gratidão e reconhecimento por tudo que fez e faz pela valorização e prestígio da advocacia. Isto foi capaz de dar tranquilidade nos momentos turbulentos que ele enfrentou sobretudo na fase final da campanha, mas não se arrepende e diz que tudo valeu a pena.

Segundo Marcell, a liderança e a credibilidade deles, foram reconhecidas pela advocacia trespontana e vargense nas urnas, onde a conquista e a reafirmação da democracia prevaleceram com a vitória incontestável nas últimas eleições institucionais. “Estamos preparados para estar a frente da OAB Três Pontas nestes próximos três anos e liderar os quase 300 advogados e advogadas. E mais do que nunca, estamos prontos e comprometidos para servir a democracia num momento mais duro e triste da história, que é a pandemia da Covid-19 que ainda não teve seu fim. Nunca tantos advogados empobreceram tão rápido. Nunca tantos escritórios foram fechados. Nunca antes tantos sonhos foram interrompidos e tolhidos por este inimigo invisível que ainda insiste em nos rondar. Mas tempos melhores virão”, analisou o presidente.

Em sua gestão, ele promete atuar de forma destemida, abnegada e independente. Afirma ser pessoa do diálogo, mas nunca transigirá os interesses da advocacia e da sociedade civil. Por isso, já antecipou, que não esperem dele outra postura quase tratar dos interesses da classe, pois ele é parcial, tem lado e ele é o da advocacia, o da OAB.

Caminhando para o final de seu primeiro pronunciamento, ele repetiu um trecho citado ao fim da disputa, conclamando que o pleito eleitoral terminou, é preciso abandonar o confronto e celebrar o encontro, pois entre os advogados, há muito mais convergências do que divergências. E as divergências que ainda persistem hão de ser dirimidas através do diálogo. Hoje, Marcell afirma que é presidente de todos os advogados e advogadas, de Três Pontas e Santana da Vargem. Seus únicos adversários hoje, são aqueles que militam em desfavor da advocacia, e aqueles que não querem o prestígio e a valorização da classe, estes serão amplamente combatido pela sua gestão.

O novo presidente Dr. Marcell reafirma que atuará sempre em perfeita harmonia e sintonia com o Poder Judiciário, Diretoria do Foro, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil e Militar, com os chefes de Secretarias, servidores públicos locais, titulares dos serviços notariais registrais, Municípios e Câmaras Municipais de Três Pontas e Santana da Vargem e com todos aqueles que diuturnamente são os responsáveis por levarem justiça aos cidadãos.

No último parágrafo do discurso que ele preparou, o presidente recém empossado, conclui dizendo que não está somente a frente da presidência da OAB Três Pontas, mas quem toma assento na cadeira de presidente, assume também a presidência da sociedade civil brasileira. “Estamos sempre aqui, atentos e vigilantes aos interesses da advocacia e da sociedade civil e com muito propriedade encerro lhe dizendo: A OAB Três Pontas está no rumo certo. Viva a advocacia! Viva a OAB”!

VEJA A NOVA DIRETORIA E CONSELHO SUBSECCIONAL DA OAB TRÊS PONTAS

Diretoria
Presidente: Marcell Voltani Duarte
Vice-Presidente: Alexandre Brito Piedade
Secretária-Geral: Aline Dias Pereira
Secretária-Geral Adjunto: Yara Veronezi de Brito Castro
Tesoureiro: Bruno de Oliveira Pereira

Conselho Subseccional
Conselheiro: Luis Guilherme Silva
Conselheira: Bárbara Naiara Benedito
Conselheira: Carla Castro Scalioni
Conselheira: Paula Ximenes
Conselheiro: Renato Mendonça de Figueiredo

PRESENÇAS – Conselheiro Subseccional da OAB Varginha Dr. Marco Antonio Lopes Campos, que também representou o Reitor do Grupo UNIS Professor Stéfano Barra Gazola, a coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Três Pontas, Dra. Camila Oliveira Reis Araújo, O Procurador Geral do Município de Três Pontas, Yves Duarte Tavares, o prefeito Marcelo Chaves Garcia, o Juiz de Direito Titular da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Três Pontas Enismar Kelley de Freitas, o assessor jurídico do grupo UNIS e professor universitário Marcelo Figueiredo, o Presidente da OAB, Subseção de Varginha, Dr. Alexandre José Prado Campos e Silva, o Presidente da OAB subseção de Elói Mendes, Dr. Luciano Ferreira Lopes, o Conselheiro Seccional da OAB de Minas Gerais Dr. Fabiano Carneiro Pereira, o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados da Subseção de Elói Mendes Dr. Rafael Paiva, o Presidente da OAB Subseção Boa Esperança, Dr. Paulo Henrique Moura Lara, o Delegado de Polícia Civil Dr. Gustavo Gomes, o Juiz de Direito aposentado Dr. Gilberto Benedito, o Diretor Geral da Unidade Prisional Rita de Cássia da Luz, Ricardo Gonçalves Rosendo e do Subdiretor Gilson Vitor Pereira de Andrade, o comandante da 151ª Companhia da Polícia Militar Capitão Júlio César Gomes Soares, Tenente João Monteiro Júnior, o presidente da Câmara Maycon Douglas Vitor Machado, os vereadores Luan Donizeti Elias, Paulo Vitor da Silva, Luiz Flávio Floriano, Roberto Donizeti Cardoso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here