Fila na Escola João de Abreu chegou a sair do portão principal e espera foi longa. Fotos: Denis Pereira/Equipe Positiva

 

Os eleitores saíram bem cedo para votar nas Eleições deste domingo (03), em Três Pontas. Em alguns colégios, antes mesmo dos portões abrirem já havia muita gente do lado de fora, aguardando o início da votação. Nos maiores colégios eleitorais, algumas chegaram a dizer que ficaram quase uma hora esperando. Com sol forte, muitos tiveram que esperar no sol. Outros conseguiram se esconder na marquise dos prédios. O santinho de alguns candidatos foram jogados durante a madruga próximo aos locais de votação, mas a quantidade foi bastante pequena se comparado com outras Eleições, principalmente a nível municipal.

A votação começou tranquila, sem nenhum tipo de problema. Alguns mesários novatos tiveram um pouco de dificuldade para iniciar a votação na urna, mas tudo funcionou normalmente. Na seção 145, na Escola Municipal João de Abreu Salgado, depois do início, a urna apresentou problemas e precisou ser substituída. Aliás, neste colégio, as filas davam volta nos corredores e uma delas estava saindo para fora do portão principal.

Nas escolas estaduais Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira e Jacy Junqueira Gazola, as filas de espera também contornavam os corredores. De manhã era tanta gente que estava difícil trafegar. O trânsito também ficou complicado e foi difícil encontrar vaga para estacionar. O movimento ficou assim, até por volta das 14:00 horas, quando os eleitores da cidade e da zona rural já haviam votado. Eles preferiram votar cedo e aproveitar o tempo da tarde livres.

Prefeito Marcelo Chaves votou no início da tarde na Escola Jacy Gazola

O prefeito Marcelo Chaves Garcia votou no início da tarde na seção 59, da Escola Jacy Gazola. Acompanhado da primeira dama Aparecida Maria Chaves Garcia “Cidalya”, que votam juntos na mesma seção, o casal enfrentou fila de cerca de 20 minutos. Ela votou primeiro e em seguida o prefeito. Marcelo ao deixar o colégio, falou em entrevista que estava confiante na votação e reeleição dos candidatos a deputados Mário Henrique ‘Caixa’ e Diego Andrade. Ambos foram fundamentais para a gestão do prefeito e a votação deles representaria o reconhecimento da população. Marcelo disse que torce para todos aqueles que enviam os recursos para Três Pontas, que sempre recebeu a todos sem distinção, mas  diz que nunca escondeu sua preferência, que é do conhecimento de todos os parlamentares.

Em todos os locais de votação, havia a presença da Polícia Militar que montou um planejamento para garantir a tranquilidade desde a entrega das urnas aos colégios eleitorais as 6:00 da manhã, a devolução dos equipamentos no Cartório Eleitoral, a segurança dos moradores com policiamento de costumes, para atender as ocorrências do dia a dia, até a possível comemoração que pudesse ser realizada na cidade.

O trabalho foi comandado de perto pelo comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Júlio César Gomes Soares e o sub comandante Tenente João Evangelista Monteiro, que comandou o policiamento em Santana da Vargem, município que pertence a Comarca. Por lá, a movimentação foi grande também de manhã, e não houve registro de ocorrências.

O juiz eleitoral Dr. Enysmar Kelley de Freitas percorreu todas as seções eleitorais dos dois municípios e falaram com os mesários, voluntários e equipe de apoio que atuaram nas Eleições deste ano.

Durante o dia todo, o acesso de veículos a Rua Santana onde fica o Cartório Eleitoral, foi restrito. Apenas veículos cedidos pela Prefeitura e pelo Saae puderam transitar no trecho. Na chegada das urnas, um trecho da Rua Afonso Pena também foi interditada para a passagem dos caminhões que trouxeram de volta as urnas eletrônicas usadas nas 168 seções eleitorais de Três Pontas e Santana da Vargem, onde votam 51.142 eleitores, sendo 45.185 em Três Pontas e 5.957 em Santana da Vargem.

Após a votação, o movimento foi bastante pequeno em frente ao Cartório. As mídias demoraram mais para chegar, se comparado com anos anteriores. A primeira que chegou este ano foi as 17:30, das duas seções da Creche Bem Me Quer, no bairro Padre Victor e depois da Escola João de Abreu Salgado. Uma das urnas deu problema na emissão do boletim de urna e precisou que a votação fosse encerrada no Cartório Eleitoral, o que atrasou o envio do resultado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Juiz, Promotor e OAB acompanham apuração

A transferência dos dados foi acompanhada pelos servidores da Justiça Eleitoral, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Dr. Marcell Voltani Duarte, o promotor de justiça eleitoral Dr. Artur Forster Giovaninni e o juiz Dr. Enysmar Kelley de Freitas.

O presidente da 55ª Subseção de Três Pontas e Santana da Vargem, Dr. Marcell Voltani destacou que esta é a primeira vez que um presidente da Ordem acompanha uma apuração no Cartório. Segundo ele, o Conselho Seccional, o Conselho Federal da Ordem e as seccionais de Minas Gerais, acompanham de perto estas Eleições e a forma transparente como o processo eleitoral é realizado. Ele destaca que comprova o que o mundo inteiro sabe, que as urnas eletrônicas brasileiras são auditáveis, seguras e confiáveis, sendo modelo para o mundo.

O promotor Dr. Artur Forster afirmou que a Comarca tem uma tradição democrática de paz e tranquilidade e foi o que foi visto novamente. Apesar da tenção que sentiu anteriormente ao pleito, o processo foi vitorioso e tranquilo para todos. O Ministério Público mais uma vez se antecedeu adotando medidas preventivas para evitar problemas e ilegalidades, houve  colaboração e ele diz que só tem a agradecer aos trespontanos e vargenses.

Para o juiz eleitoral Dr. Enysmar Kelley, as Eleições ocorreram sem nenhum incidente relevante e os problemas foram resolvidos na própria seção, com apoio do Cartório Eleitoral, que fez um trabalho exitoso, avalia o magistrado, com apoio da equipe de apoio da Prefeitura e outros órgãos. “O resultado foi entregue à população, tal qual se previa antes das Eleições”, completou Dr. Enysmar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here