Todas as regiões de Minas Gerais apresentaram aumento na taxa de incidência diária na primeira semana epidemiológica do ano de 2022. Alta que já vinha sendo observada na última semana de 2021, quando 13 das 14 regiões já tinham crescimento na incidência diária semanal. A região do Sul de Minas, iniciou o ano com o maior ritmo de contágio de todo o Estado, apresentando um valor da taxa de incidência diária na semana três vezes maior do que o apresentado em Minas inteira como todo.

De acordo com o levantamento semanal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a chegada da variante ômicron fez o número de novos casos de Covid-19 disparar nesses primeiros dias de 2022. A região iniciou esta semana com crescimento de novos casos e em todas as suas regionais de saúde. A média móvel para o Sul de Minas ficou em 2.268, contra 251 na semana passada. Nos dias 09 e 10 de janeiro, a região bateu o recorde da média móvel de novos casos, com os maiores números de toda a pandemia na região. Com relação às novas internações, também apresentou tendência de crescimento em todas as suas regionais de saúde.

Entre os 10 maiores municípios, iniciaram a semana com crescimento: Três Pontas, Poços de Caldas, Varginha, Passos, Lavras, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e apenas Pouso Alegre apresentou diminuição.

Em novas internações, apresentaram crescimento: Poços de Caldas, Varginha, Lavras e Itajubá; e diminuição nos demais municípios (Três Pontas, Pouso Alegre, Passos, Alfenas, Três Corações e São Sebastião do Paraíso).

A boa notícia meio a tanto crescimento é que no que se refere a taxa de mortalidade, o Sul de Minas apresentou diminuição, inclusive nas 10 maiores cidades.

Os números crescem e já batem recorde

A nova explosão de casos de Covid-19 começou nos primeiros dias do ano e bateu recorde na terça-feira (11), quando 125 casos positivos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É o maior número de casos desde o começo do ano. Nesta quarta-feira foram confirmados mais 53 casos, alcançando 7.799 infectados desde o início da pandemia, 506 pessoas em isolamento domiciliar, com duas pessoas internadas no Hospital São Francisco de Assis. Os dados estão no boletim epidemiológico, que voltou a ser divulgado diariamente. Junto ao crescimento de pessoas que contraíram a doença, está também aqueles que estão com sintomas gripais, totalizando 29.792.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here