Santana da Vargem terá em funcionamento a partir do mês de agosto, a sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra avaliada em R$1.773.711,61 está sendo construída desde 2010, pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e fica as margens da BR 265, no quilômetro 413.
No fim da última semana, o gerente da companhia em Varginha Marco Aurélio Ribeiro, o Chefe da Divisão de Expansão Simão Pedro Araújo, visitaram a obra com o Encarregado de Água e Esgoto do Sistema de Santana da Vargem, juntamente com o prefeito Vitor Elói.
A visita de inspeção acontece periodicamente ainda mais quando a obra está em fase de conclusão. A expectativa é que a ETE esteja pronta em 60 dias e entre em funcionamento no início de agosto, atendendo ao cronograma estipulado. A capacidade da unidade será de 17 litros por segundo de vazão de entrada da estação e vai atender bem toda a cidade nos próximos 25 anos. Além do elevatório de esgoto, há também o laboratório que está em acabamento.
Segundo o gerente da Copasa de Varginha Marco Aurélio, com a ETE em funcionamento, Santana deixará de lançar o esgoto in natura, nos mananciais e receptores.
“A partir daí, estaremos dentro dos padrões ambientais exigidos e também respeitando uma questão que é também de saúde pública”, afirmou. Os municípios que são atendidos pela companhia vão atender aos prazos e exigências legais, fazendo investimentos necessários para todos os moradores.
Marco Aurélio ainda informou que a determinação através do órgão ambiental do Estado que fez a Deliberação Normativa número 128 que exige que todos os municípios terão que ter o tratamento de esgoto até 2017. Caso isto não aconteça, sofrerão sanções as cidades que ainda não tiverem ETE, pois haverá fiscalização.

Sai pra lá COPASA. Passa longe de Três Pontas por favor.