Começa amanhã quarta-feira (04) em Três Pontas, a maior feira nacional do agronegócio café, a Expocafé, realizada na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), na MG 167 entre Três Pontas e Santana da Vargem.  A abertura oficial acontece no local as 10 horas da manhã. A presença do governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho estava confirmada até o início da tarde desta terça-feira (03), porém a vinda de Alberto foi cancelada por sua assessoria e apenas secretários de Estado devem prestigiar a solenidade.

simposio
O evento teve início com o 5º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, nesta terça-feira (03), (foto) no qual foram discutidos a implantação, manejo, planejamento e gestão da lavoura mecanizada. Já de amanhã até sexta-feira, o público poderá visitar o estande da Epamig e conhecer publicações técnicas de café e outros produtos com tecnologia Epamig. Os cafeicultores também poderão avaliar na prática o funcionamento de equipamentos durante Dinâmica de Máquinas, tradicionalmente realizada pela Epamig nas lavouras de café da Fazenda Experimental. Serão 15 estações de campo, sendo que em uma, pesquisadores da Empresa apresentarão uma cultivar de café adaptada ao clima e solo do estado e em outra mostrarão como deve ser feito o controle químico da broca-do-café.

A Expocafé é realizada desde 2005 na Fazenda Experimental da Epamig, que é referência em pesquisa de cafeicultura na região. Lá é possível conhecer mais de 40 variedades de café resultantes do programa de melhoramento genético do cafeeiro, conduzido pela Empresa. Estão em pesquisa mais de 500 materiais genéticos, alguns já avaliados e adaptados para atender às necessidades específicas de produtores e regiões, e outros são linhagens ainda em estudo.

Durante a feira os visitantes têm a oportunidade de acompanhar o funcionamento de máquinas e implementos durante as Dinâmicas de Campo. Em diversas estações de campo é possível saber mais sobre colhedoras, derriçadeiras, sopradoras e tratores. Os participantes também podem conhecer novas cultivares de café, além de novos materiais genéticos que estão em fase experimental, resultantes do Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Epamig, em parceria com outras instituições de pesquisa que integram o Consórcio Pesquisa Café. A participação nas Dinâmicas de Campos é gratuita.

De acordo com o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel),Francisco Miranda de Figueiredo Filho, a Expocafé contempla o ciclo completo do café, do plantio à colheita. “O evento é direcionado aos representantes de diferentes elos da cadeia, vindo de diferentes partes do Brasil, além de países da América Latina, América do Norte e Europa”, afirma.

A Expocafé promove o encontro de produtores, técnicos, empresários e demais interessados na democratização do conhecimento e na apresentação das mais recentes tecnologias para a produção de café. A feira conta com maquinário em geral como colheitadeiras, secadores, tratores, guinchos hidráulicos, roçadeiras, adubadeiras, plantadeiras, podadeiras, motoserras, sopradores, pulverizadores, lavadores, derriçadeiras entre outros produtos e serviços.

Para Jorge Luis Piedade Nogueira, diretor-técnico-industrial da Cocatrel, essa edição da Expocafé terá como grande novidade a transferência de gestão da feira da EPAMIG para a Cocatrel – uma das maiores cooperativas de café do País. “A EPAMIG estará focada na sua atividade fim que é o desenvolvimento e difusão de tecnologia agropecuária. A Expocafé é um evento estratégico para a empresa no qual podemos mostrar à sociedade a excelência do nosso trabalho”, comenta.

A expectativa para a 17ª edição da Expocafé é que mais de 24 mil pessoas visitem a feira nos três dias de realização, gerando negócios da ordem de R$ 220 milhões.

A 17ª edição do evento tem a promoção da Café Editora – empresa especializada em eventos e conteúdo na área de café –, realização da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Governo de Minas, com o apoio da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Prefeitura Municipal de Três Pontas.

Data: 4 de junho
Horário: 13h às 17h

Data: 5 de junho
Horário: 9h às 17h

Data: 6 de junho
Horário: 9h às 13h

 

Serviço:

Evento: Expocafé 2014

Data: 4 a 6 de junho de 2014

Horário: 8h às 18h

Local: Fazenda Experimental da Epamig – Rodovia MG 167 – Três Pontas/MG

Entrada gratuita

Informações: (35) 3821-6244 / 3821-2231

COMPARTILHAR

Comentários