A 22ª edição da Expocafé acontece entre os dias 15 e 17 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) em Três Pontas. Considerada um dos principais eventos sobre a cafeicultura no país, a feira conta com uma diversificada programação técnica, além da exposição de máquinas e de diversos tipos de insumos e produtos para atividades agrícolas.

A programação será aberta no dia 14 de maio, com a realização do 10º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. O evento técnico, organizado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com a EPAMIG, é restrito a participantes previamente inscritos.

Durante os três dias da feira, 167 empresas apresentarão novidades em maquinários e insumos para diversas atividades agrícolas. “Notamos que, apesar de a Expocafé ter como foco a cafeicultura, os expositores, cada vez mais, trazem novidades adaptadas à realidade das propriedades rurais que, na maioria das vezes, investem na diversificação das culturas. Isso faz com que também sejam expostos equipamentos associados à produção de leite, milho, feijão e soja, dentre outros”, observa o coordenador de Negócios da Expocafé, Antônio Nunes.

No estande da EPAMIG, os visitantes poderão degustar cafés especiais, conhecer mais sobre o trabalho da Empresa e participar de plantões técnicos sobre temas inerentes à cafeicultura. Outro destaque é a Dinâmica das Máquinas, que acontece nos dias 15 de maio (quarta-feira) de 13h às 17h e 16 de maio (quinta-feira) de 9h ás 17h, e permite que os visitantes acompanhem na prática o funcionamento dos equipamentos, que são apresentados pelas empresas expositoras. As demonstrações são feitas na área do Campo Experimental EPAMIG, que é referência em pesquisa sobre cafeicultura.

Novidade desta edição da Expocafé, o 1º Simpósio Brasileiro de Cafeicultura Sustentável será realizado nos dias 15 e 16 de maio. A Hackathon Cocatrel é uma maratona de hackers que acontecerá durante todos os dias da Expocafé, com o objetivo de  apoiar o surgimento de novas tecnologias e soluções para o setor cafeeiro.

Criada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Expocafé é realizada pela EPAMIG, com apoio da Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Emater-MG e Consórcio Pesquisa Café. Em 2018, a feira recebeu um público de 12 mil participantes, vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior e proporcionou um volume de negócios superior a R$200 milhões. (Assessoria de Comunicação – Epamig)

COMPARTILHAR