Fotos enviadas por leitores

 

Será se todos sabem o que é ser cidadão? Muitos pensam apenas nos direitos que eles tem e que devem ser de fato exigidos, principalmente quando se fala no poder público. Mas a cidadania é cada um fazer a sua parte e a contribuição vem de todos, ou deveria ser assim. Em todos os sentidos, cada um é um pouco responsável daquilo que a cidade nos oferece, não apenas quando vamos às urnas votar, escolher, prefeito, vereador, governador, deputados e presidente da República.

Simples ações do nosso dia a dia, fazem toda a diferença, não apenas na vida da gente, mas também na vida dos outros, que estão ao nosso redor. Ao longo dos anos, as pessoas estão se tornando mais conscientes de suas responsabilidades, mas quando nos deparamos com uma situação que vamos relatar a seguir, é preciso tocar em um assunto que tem incomodado algumas pessoas.

Moradores estão usando trechos de estradas vicinais como depósito de lixo doméstico e entulho. A situação já foi registrada na saída para Santana da Vargem e agora para várias comunidades que utilizam a chamada estrada da “Fimibri”, que por exemplo dá acesso a Fazenda Furtados, onde ainda existem muitos moradores.

Como cobrar da Prefeitura providências se basta a Secretaria de Transportes e Obras fazer a limpeza, que pessoas sujam novamente. Sem falar que isto é dinheiro, é recurso que poderia ser usado em outras melhorias, mas precisa limpar sujeira de quem não se importa com o que sai do seu próprio bolso. Em alguns lugares são moradores da redondeza, mas em outros são aqueles que passam pelo local, com o lixo embalado no carro ou com algo que não lhe serve mais e aproveitam para dispensar tudo o que precisam. E tem de tudo. Tudo que poderia ser reciclado, as vezes reaproveitado ou que deveria simplesmente ser colocado para fora de casa, para que o caminhão da coleta levasse para o local adequado. “As pessoas precisam ter uma pouco de consciência”, reclama uma moradora que nos enviou fotos para serem publicadas, com o objetivo de conscientizar as pessoas e de fazer que a cidadania delas, seja não apenas para cobrar, mas também para participar e contribuir com um meio ambiente mais saudável e uma cidade mais limpa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here