O vereador Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), se despede da presidência da Câmara Municipal de Três Pontas. Em cerimônia marcada para o dia 02 de janeiro, as 18:00 horas, no Plenário Presidente Tancredo Neves, ele irá passar o cargo para o seu colega Antônio Carlos de Lima (PSD), que foi seu vice. Como já anunciada, na Mesa Diretora para o biênio 2023-2024, os ocupantes apenas trocarão de lugares e Maycon vai ser o secretário na Casa Legislativa.

O atual presidente respondeu algumas perguntas relacionadas ao seu trabalho a frente da Câmara. Maycon conseguiu ser presidente por dois biênios consecutivos e desde que se tornou vereador não saiu da Mesa Diretora e por isso conquista mais um fato histórico. Ele é o vereador com mais mandatos ocupados na Mesa, são 8 anos sem descer para a bancada. De 2017 a 2018 quando entrou como vereador foi secretário e por dois biênios consecutivos presidente – 2019/2020 e 2021/2022.

Maycon tem seu nome ventilado para galgar vôos mais altos, no Poder Executivo, seja a prefeito ou a vice. Ele não esconde sua vontade, mas espera que todos se unam e que se for da vontade de Deus e do povo se sente preparado para a missão. Seu carisma, o perfil de conciliador e agregador, fez com que o jovem vereador se destacasse. Quando precisou, Maycon chamou a responsabilidade para a si e foi bastante elogiado, inclusive com discurso de que na Casa é preciso ter um respeito mútuo.

MAYCON DOUGLAS VITOR MACHADO
34 anos
Profissão: Professor
Vereador
2º mandato
4º mandato na Mesa Diretora
Filiado ao PDT

Veja a entrevista na íntegra 

Maycon Machado qual a avaliação você faz de mais um mandato a frente da Presidência da Câmara? Avaliação muito positiva sob os seguintes aspectos: liderança reconhecida entre os vereadores e servidores, no campo administrativo e político. A parceria com os outros poderes e instituições e tornado a Câmara acessível à população.

Você teve dois mandatos consecutivos como presidente, isso ajudou em realizar ações que não conseguiu no primeiro biênio? Sim, consegui realizar muitos feitos antes impossibilitados pela pandemia, por exemplo, quando tivemos que limitar as ações internas e externas, no aspecto financeiro e até mesmo da participação popular que ficou restrita, quando agora, nos últimos dois anos, conseguimos recuperar a contento, oferecendo, inclusive, o atendimento da emissão da carteira de identidade para os munícipes, ampliando também a participação popular nas sessões ordinárias e solenes e audiências públicas promovidas pela Câmara. Também em relação à compra de equipamentos de sonorização para o Plenário, modernizando a estrutura, bem como, o início dos trâmites legais e administrativos para a realização do concurso público que está vindo por aí.

Você sempre teve um tom conciliador, mas em alguns momentos precisou ser mais enérgico, inclusive em decisões. Você se arrepende disso? Não me arrependo. Sempre fui conciliador mesmo, tanto com os vereadores, quanto com os servidores e, ao mesmo tempo, diante da minha experiência acadêmica, profissional e pessoal, sempre fui impelido a ser uma pessoa que motiva, corrige quando necessário, reconhece os pontos positivos e elabora críticas construtivas para melhorias. Importante ressaltar que sempre prezei muito o atendimento às normas contidas no Regimento Interno da Câmara, principalmente aquelas impostas ao Presidente, que tem o dever de manter a ordem e a sensatez.

As vezes o presidente precisa deixar vaidades de lado e fazer o que é mais sensato, as vezes contrariando suas próprias vontades? Nunca fui vaidoso e sempre o trabalho da Câmara em si, tanto dos vereadores, quanto dos servidores, não me utilizando do cargo para me auto promover ou tirar vantagens. Sempre fiz o que achava sensato, mas, nunca contrariei minhas vontades.

A equipe de servidores da Câmara dá apoio necessário a um presidente atuar na Câmara? Acredito que sem eles nada conseguiria ser feito. Na Câmara de Três Pontas, temos diversidade de profissionais onde, cada um, na sua esfera de atuação, contribui de forma impecável, dentro, principalmente, da legalidade que a coisa pública exige, para atendimento dos objetivos do Legislativo.

Algumas questões são falhas na Câmara como as transmissões das sessões e a questão da sonorização. Porque a demora em resolver estas questões tão  urgentes? Primeiramente, não acredito que fosse uma situação urgente, ao menos no meu primeiro biênio como Presidente, quando, à época, as questões tecnológicas, como as lives e transmissões ao vivo não eram ainda tão “populares” e imprescindíveis como se tornaram. A pandemia trouxe consigo essa necessidade e, tão logo, se tornou possível, dentro da legalidade que se dá no caso de aquisições e processos de compras, tais como orçamentárias, este Presidente determinou aos setores responsáveis a tomada de providências para a aquisição destes aparelhos, lembrando que no Poder Público os trâmites às vezes tornam mais morosos em vista da burocracia para cumprimento da legalidade.

A atuação do Poder Executivo muitas vezes foi questionada, principalmente  no que se refere a retribuir o apoio que o prefeito tem na Câmara. Qual a sua opinião quanto a isso? Divergências políticas sempre haverá entre o Poder Executivo e o Legislativo. Cobranças, demandas reprimidas, solicitações por vezes não atendidas e muitos pedidos dos cidadãos, o que não representa uma falta de retribuição ou reconhecimento ao apoio que a Câmara dá ao Executivo, ao contrário, sempre damos e recebemos as críticas construtivas com profissionalismo e bom senso.

Você acha que o Executivo deixou a desejar em 2022? Acredito que muitas demandas poderiam ter sido atendidas, principalmente ao que se refere aos pedidos e demandas realizadas por nós, vereadores. Contudo, entendo que o Poder Executivo também tem seu planejamento. Avalio como muito bom a atuação do Poder Executivo no ano de 2022.

Você várias vezes questionou e cobrou planejamento do Poder Executivo. Você acha que isso não ocorreu? Minhas cobranças se referiam às demandas pontuais, específicas e sazonais, entendo que o Poder Executivo poderia ter incluído no planejamento traçado essas questões afim de atender, não somente este vereador como os demais.

O vereador Antônio do Lázaro vai assumir a presidência. Ele tem temperamento forte e perfil bem diferente do seu. O que você espera dele como presidente?Espero que ele seja bom, conciliador, que possa agregar as pessoas, que tenha paciência, empatia e cuidado em suas tomadas de decisões.

Você continua na Mesa Diretora no próximo biênio, como secretário da Mesa. Porque você quis ser candidato e não descer às bancadas? Primeiro, porque tenho a consciência de que o trabalho de um secretário poderá em muito auxiliar na condução da Mesa, inclusive, regimentalmente a ele é atribuída a essa missão e eu, como ex-presidente, acredito que posso muito contribuir. Segundo, dos demais vereadores candidatos à presidência, recebi o convite para concorrer ao cargo de secretário, ou seja, acredito ter sido unânime a opinião entre eles da minha capacidade de atuação.

Foi muito falado em traições, armações para a eleição da Mesa. Você acredita que isso ocorreu? Não acho que a palavra certa seja traição, e sim, articulação. O importante é que a Mesa está composta e, a partir de primeiro de janeiro, trabalharemos em prol do coletivo e da melhor maneira possível.

A Câmara Municipal assumiu o serviço de emissão de carteira de identidade. Como se deu para assumir esse serviço? A prestação desse serviço melhorou? Sim, a Câmara hoje, em parceria com a Polícia Civil e o apoio do Executivo, assumiu o serviço de emissão de carteira de identidade. Foi uma das minhas metas estabelecidas e realizadas. Essa realização se deu após muitas reuniões, conversas e levantamentos. O serviço melhorou muito, com toda absoluta certeza e isso é reconhecido pela população e parceiros.

A Câmara pode e tem estrutura para assumir outros serviços oferecidos ao cidadão? Entendo que, o serviço de identificação era possível, tanto que realizamos. Outros serviços a serem ofertados aos cidadãos devem ser minuciosamente estudados, pois a Câmara conta com um quadro de servidores muito enxuto e também espaço físico limitado. Contudo, acho, com planejamento, conversas e parcerias seja possível.

Está é uma forma de mostrar a eficiência e a preocupação do Poder Legislativo com os moradores? Com toda absoluta certeza. Prestamos um atendimento de qualidade e humanizado. Trouxemos junto com a emissão de carteiras de identidade também os cidadãos em geral para mais próximos de nós vereadores. Hoje as pessoas se dirigem à Câmara para buscar o serviço de identidade a acabam conhecendo mais de perto o Legislativo, podendo citar que, muitos deles, nunca haviam tido a experiência de, sequer, visitar as dependências da Câmara.

Maycon, este parece ter sido um ano especial ao Parlamento Jovem que você preside. Você  também avalia assim? Foi um ano de destaque total para o Parlamento Jovem Trespontano no âmbito municipal, regional e estadual. Muitos talentos estão sendo descobertos por meio deste grandioso projeto. O tema deste ano foi a Saúde Mental do Jovem. E, inclusive, já foi apresentado pelos jovens e assinados por mim, com posterior aprovação pelo plenário, projeto de lei fruto das discussões realizadas por esses jovens.

Os jovens ganharam notoriedade e participaram da discussão que vão além do tema discutido esse ano. Você acha que os jovens têm se interessado mais por política? Tenho observado que os jovens tem se interessado mais por políticas públicas, voltadas mais para o bem estar e busca de melhorias para toda a população e, não, com enfoque no eleitoral. 2023 o tema é grande relevância e tenho certeza que serão destaques: O Jovem e o Mercado de Trabalho.

O que você espera do novo Governo Federal que vai assumir o comando do país?Espero que atenda às expectativas e anseios de toda a população, considerando que o povo brasileiro é um povo trabalhador e merece um governo que reconheça-os e valorize todos os setores com medidas positivas e eficazes.

Você apoiou os deputados Diego Andrade e Mário Henrique. Você acredita que eles vão continuar ajudando a cidade? Apostei neles, apoiei e tenho certeza que não me decepcionarei. São grandes representantes e sei que lutam incansavelmente por melhorias e recursos para nossa cidade, Estado e País.

Você nunca escondeu a vontade de ser prefeito. Você acha que na próxima eleição pode ser candidato ou compor chapa com outra pessoa? Tenho trabalhado para que meu nome continue sendo lembrado no enfoque eleitoral visto que gosto de estar político e lutar por uma cidade melhor. Se esta for minha a missão e vontade de Deus e do povo trespontano para minha vida, acredito que esteja totalmente preparado para tão honrosa missão.

Existe uma disputa interna para ser candidato a prefeito e a vice no grupo político que você integra? Não. O que existem são suposições em torno dos nomes que poderão compor uma chapa para o Poder Executivo, inclusive, excelentes nomes já sendo ventilados. Fico feliz por meu nome estar entre esses.

Você acha que pode haver divisão entre vocês na disputa à Prefeitura daqui a dois anos? Espero que não haja divisão. Vivemos um momento ímpar e de grande união em prol do desenvolvimento de Três Pontas. Qualquer movimento contrário a isso, seria retroceder no avanço de um futuro melhor que já se faz presente.

Qual a sua mensagem final para a população trespontana? Agradeço primeiramente a Deus por mais um ano que vivemos, pelas dificuldades que conseguimos enfrentar e obstáculos que vencemos. Agradeço também aos meus pais e minha família, que sempre foram e continuarão sendo meus alicerces. Aos meus colegas que confiaram em mim a condução do Poder Legislativo e entenderam as decisões que tomei ao longo destes últimos quatro anos. Enfim a população, aqueles que estão mais próximos e mais distantes, aos que pude atender, fazendo uma reivindicação, aos que não consegui por nossas limitações impostas pelo cargo, mas que fiz o melhor de mim. Quero agradecer ao Poder Executivo pela parceria e que estejamos juntos unidos com o objetivo de fazer o melhor para a nossa população. Desejo um ano novo de saúde, paz, trabalho e prosperidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here