Fotos: Equipe Positiva

 

Três dias de sol forte e de muitas transações, durante a Feira Cocatrel de Negócios, no Espaço Cocatrel em Três Pontas, realizada entre terça e quinta-feira (10/11 e 12). O foco foi a geração de negócios por meio da comercialização de maquinários, implementos, insumos agrícolas.

A feira movimentou R$18 milhões em negócios, com 50 expositores, que trouxeram produtos e soluções que oferecem transformação tecnológica, aumento na produtividade, redução nos custos e otimização no trabalho no campo. As empresas apresentaram aos produtores rurais adubadoras, colheitadeiras, máquinas para processamento, recolhedores, roçadeiras, trinchas e tratores que facilitarão todo o processo da colheita e pós-colheita do café. Os cooperados também puderam adquirir itens como material para colheita, farmácia veterinária, produtos de uso pessoal, artigos de higiene, limpeza e vestuário.

A negociação com o café, chamada Operação Barter, tem como vantagem a garantia do preço, já que o pagamento é feito com a safra futura. Segundo o diretor comercial Luis Antonio Vinhas Oliveira, muitos produtores tem realizado este tipo de operação, onde ele utiliza a sua moeda que é o café, para fazer a quitação.

Teve até queima de estoque. Um dos estandes da cooperativa, anunciava descontos de 20% a 80%. De acordo com o diretor técnico industrial, Francisco de Paula Vitor Miranda, produtos que estavam com giro mais baixo ou há mais tempo no estoque, foram disponibilizados a preços de custo ou até abaixo dele. Ele salientar que com a feira, a cooperativa cumpre um dos seus papéis, que é oferecer a todos os produtores, tanto aos pequenos e aos grandes, condições favoráveis de troca e de compra. “O leque de produtos é muito amplo. O produtor fica a vontade e o consultor da Cocatrel tem total liberdade para indicar, qualquer produto de maior qualidade para lavoura do produtor”, disse o diretor.

Ele continua, dizendo que o café tem apresentado uma melhora, as lavouras estão muito boas e o produtor animado em produzir bastante, com qualidade e sustentabilidade.

Um produto disponível no evento, lançado recentemente é o Plano de Fidelidade Cocatrel, classifica os cooperados em categorias de acordo com a maneira com que eles utilizam e se relacionam com a cooperativa. Ele beneficia aqueles cooperados que vem sendo fiéis à cooperativa ao longo dos anos, mudando a lógica do mercado, que geralmente beneficia o produtor que atrasa e depois negocia; que beneficia o grande e não o pequeno. Os benefícios, vão desde de descontos nas compras à vista nas lojas, descontos nos juros dos adiantamentos até condições especiais e diferenciadas na própria Feira Cocatrel de Negócios.

Caravanas vindas de outras cidades, vieram conhecer as novidades e aproveitar as oportunidades. Estudantes da rede pública e crianças passaram pela feira, atraídos pela famosa Fazendinha, que conheceram bem de pertinho, pôneis, vacas, bois, cabras, bodes, burros e lhamas em miniatura, que foram expostos em um ambiente rural especial.

A Feira Cocatrel de Negócios deste mês, é voltada mais para defensivos e maquinários, mas oferece perto da colheita iniciar, de tudo que o produtor precisa. Em maio acontece a Expocafé e em setembro é voltada para defensivos e fertilizantes também.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here