O Centro Municipal de Educação Infantil Bem Me Quer, realiza neste próximo sábado (16), a 2ª Feira de Ciências da Educação Infantil. E se a primeira foi uma experiência maravilhosa, para as crianças, pais e profissionais da creche, imagina este ano. É que nenhum trabalho é igual e a feira traz temas fundamentados que na educação infantil tem o intuito de dar um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro de atividades.
A Feira começa as 14:00 horas e vai mostrar o resultado de muito trabalho da equipe, liderada pela diretora da unidade Ane Elize Girardello. Cada turminha explorou um tema, pesquisou, conheceu e vai mostrar à comunidade colocando na prática, experiência que vale a pena ser levada muito mais que no pensamento de ter visto neste dia letivo, mas como aprendizagem para a vida toda.
O Centro Bem Me Quer atende meninos e meninas entre 4 meses a 5 anos, bebês do berçário até crianças do 2º período da educação infantil. Todos eles atuarão e as crianças foram divididas por faixa etária e vão explorar: frutas (berçário), mundo marinho (maternal I), animais da fazenda (maternal II), música (maternal III), verduras e legumes (1º período) e os dinossauros (2º período).
A diretora Ane Elize, percebeu que uma Feira de Ciências pode envolver descobertas, experiências, pesquisas de campo, vivências inesquecíveis, construção de conhecimentos, entre outros. Indo ao encontro dos objetivos da Instituição de Ensino que visa em sua missão formar os estudantes em uma concepção mais ampla. Através da observação, imitação, experimentação e dos estímulos recebidos dentro e fora da nossa instituição, as crianças podem vivenciar diversas experiências físicas, emocionais, sensoriais e culturais, construindo, dessa forma, um melhor conhecimento e concepção a respeito do mundo que a cerca e do qual ele faz parte.
Pensando nesse viés, de tornar os pequenos, estudantes atuantes e proativos, a equipe docente com a equipe gestora, em estudos e em reuniões de formação pedagógica, alinharam a proposta da segunda Feira de Ciências 2023, contemplando todos os segmentos da instituição de ensino. De forma colaborativa e integrada a equipe trabalhou numa proposta mediadora.
Destacando que os trabalhos da Feira de Ciências são fundamentados por temas que na educação infantil tem o intuito de dar um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro de atividades.