O Festival Canto Aberto abre para todo o Brasil, inscrições para a sua 9ª edição, a segunda de forma on-line. As apresentações de forma virtual é mais uma vez um grande desafio para a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, mas com uma expectativa muito grande para que em 2022 ele possa ser presencial, lotando a Praça Cônego Victor, recebendo milhares de pessoas que gostam de curtir uma boa música. Para o secretário da área, Alex Tiso Chaves, este ainda é um sonho, mas resta cada um fazer a sua parte para que a pandemia da Covid-19 seja exterminada e o todo aquele brilho dos artistas volte aos palcos. “Nada substitui a presença do grande público que adora ir para a Praça aplaudir os artistas e a arte deles, mas a versão on-line ano passado foi um sucesso, além das expectativas”, defendeu Alex Tiso. Três Pontas foi pioneira ao apresentar o festival on-line, junto com os Varandas dos Festivaleiros.

As expectativas são as melhores possíveis para o Festival que vai comemorar os 300 anos de Minas Gerais e 60 anos da Cocatrel durante os dias 1, 2 e 3 de julho. Compositores de Três Pontas e de todo o Brasil estão convidados para se inscreverem nas categorias local e nacional, que vai entregar aos participantes R$36 mil em prêmios.

A Comissão Organizadora e toda a equipe que é responsável por colocar o Festival no ar, já prepara a estrutura digital há alguns meses. Depende de vários fatores para que tudo dê certo. Além das preocupações naturais e corriqueiras de um evento, ainda tem a questão tecnológica, que é propícia a falhar, mas não pode ocorrer durante a transmissão. A versão on-line também permite desbravar fronteiras e chegar ao exterior. Tanto é que em 2020, 40 mil pessoas acessaram o Canto Aberto e teve participante de Paris, que foi inclusive um dos vencedores. Outro famoso que passou por Três Pontas, foi Zé Alexandre, que venceu recentemente o The Voice Mais.

As inscrições foram abertas no último dia 12 de maio e já tem inscritos de vários lugares do Brasil como: Aracajú (SE), Pará (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Blumenau (SC), várias regiões de Minas Gerais e, também, Três Pontas. Pelo ânimo e vontade da organização, o número de inscrições devem superar do ano passado. A novidade é a informatização das inscrições. Uma empresa de Três Pontas, durante 8 meses desenvolveu um software para recebimento das inscrições. O sistema está funcionando muito bem, foi testado várias vezes e está apto a receber até 500 inscrições por hora. As inscrições poderão ser feitas até as 11:00 horas da manhã, do dia 25 de junho, mas a orientação é não deixar nada para a última hora.

Para se tornar um inscrito, é necessário acessar o site www.festivalcantoaberto.com.br. Lá tem tem toda a história do Festival Canto Aberto e uma aba específica para a inscrição. Ao entrar no sistema, é preciso fazer o cadastro de uma conta para inscrever a música. O passo a passo é fácil. É necessário escanear documentos pessoais, como: CPF, RG e comprovante de endereço.

Se o candidato já quiser seguir para inscrição da música, tem que estar com o vídeo pronto – letra com o nome dos compositores e interprete, o link do vídeo de forma não listada (disponível para que seja visualizada) e pode colocar em arquivo MP3, para que a organização posteriormente possa enviar as canais de comunicação e disponibilizar ao público. Uma Comissão já foi formada para avaliar todo o material enviado. Especialistas irão fazer a triagem e entregar para os jurados.

Ao todo, serão selecionadas 20 músicas que irão concorrer na fase nacional e mais 10 na fase local. Nos dias 1 e 2 serão as semifinais e no dia 3, vão se apresentar as 10 finalistas da fase nacional e 5 da local. As 10 canções da nacional, todas vão ser premiadas e as 10 da local, que forem selecionadas já serão premiadas. Esta é mais uma mudança para este ano, garantindo assim que os selecionados da fase local já recebam um prêmio no valor mínimo de R$500. Cada participante poderá inscrever quantas composições desejar. No caso de duetos, serão considerados como dois intérpretes e não poderão participar de outra música. A participação está aberta a todo gênero musical e a todos os países, desde que a música inscrita seja apresentada em língua portuguesa. Os candidatos de Três Pontas poderão participar da fase nacional, desde que tenha pelo menos uma música inscrita na fase da Casa. As inscrições são gratuitas. Dois shows devem ser contratados para se apresentarem presencialmente em Três Pontas, mas transmitido pelo canal do Festival.

O interessado deverá certificar-se do recebimento da inscrição até o último dia previsto, através dos canais de comunicação com a Comissão Organizadora. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo whatsapp (35) 99734-8253.

Todos os ganhadores de 1º a 3º lugar, tanto das fases nacional como da local, receberão
juntamente com a premiação em dinheiro, troféus com nomes de empresas apoiadoras, celebridades trespontanas da música ou outra arte que tenha despontado.

Secretário de Cultura, Lazer e Turismo Alex Tiso está cheio de expectativa para o Festival Canto Aberto de 2021

A perda ocasionada pela pandemia é a participação dos estudantes das escolas. Quando houve o anúncio do retorno das aulas de forma híbrida, a participação deles foi até garantida tomando todos os cuidados sanitários. Mas, em seguida surgiu a onda roxa e distanciou as crianças, adolescentes e jovens dos seus estabelecimentos educacionais. Isto penalizou os alunos, mesmo com projetos criados pela Secretaria Municipal de Educação. “Entendemos que com isso, não teríamos o resultado esperado com os estudantes fora da escola e estudando em casa”. A Organização prepara uma extensão do Festival para ser realizado em outubro, integrando na Semana da Criança, quando a situação estiver mais calma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here