Das setes escolas estaduais de Três Pontas seis delas entraram em greve após o Carnaval, de acordo com levantamento feito pela Equipe Positiva. A paralisação começou no Estado de Minas Gerais no dia 11 de fevereiro. Os profissionais da educação reivindicam o pagamento do Piso Salarial da categoria, que segundo o diretor estadual do Sind-Ute Abdon Guimarães, corrigido é de R$2.886,00, mas os professores estão recebendo R$1.982,00.

Além disso, ele aponta que o início de ano foi um caos nas escolas devido a matrícula on line e ao plano de atendimento. Em Três Pontas especificamente, houveram problemas graves, como falta de abertura de vagas e matrículas.

No Município, aderiram ao movimento grevista, as escolas estaduais Monsenhor João Batista da Silveira, Teodósio Bandeira, Jacy Junqueira Gazola, Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves e por último, a Professora Maria Augusta Vieira Corrêa.

Em nota divulgada em uma rede social, os professores da Escola Maria Augusta, informaram que são contrários à política remuneratória praticada pelo Governo do Estado, a qual prioriza uma categoria em detrimento das outras. Na visão deles, se há recursos para a recomposição de perdas inflacionárias para os funcionários da segurança pública, também há para a educação. Eles exigem a aplicação de 25% do Orçamento em educação, conforme determina a Constituição Federal e Estadual e que os recursos da educação permaneçam na educação e não sejam desviados para outras áreas – violando a lei orçamentária.

Ainda há servidores que não receberam o décimo terceiro salário de 2019, além de estarem com os vencimentos parcelados e a educação continua sendo preterida na escala de pagamento. Eles também não recebem o piso salarial de professores da educação básica, explica a nota. Os servidores terminam a publicação pedido o apoio de pais, alunos e toda a comunidade escolar e reiterando que nenhum aluno será prejudicado.

Na Escola Cônego José Maria, os professores ainda decidem se vão ou não parar.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here