A Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, de Três Pontas, convoca doadores de sangue de qualquer tipo, para o Mutirão de Doação do Hemominas de Poços de Caldas, que acontece de 7:00 as 13:00 horas, no próximo dia 26 de março, no Hospital Unimed em Três Pontas.

Os responsáveis pela coleta externa vieram fazer uma vistoria, foram a vários lugares e optaram por fazer no Hospital Unimed, pelo espaço e logística que será montada para inclusive levar o sangue para Poços de Caldas.

O município é sempre muito elogiado na questão da facilidade em fazer a captação, e a equipe da Santa Casa espera que desta vez não seja diferente. Assim como nas outras vezes, trespontanos que residem na cidade e moradores da da microrregião de saúde, vem praticar este ato voluntário de amor e dedicação ao próximo.

De acordo com a farmacêutica Adriana Beatriz Zacaroni, responsável pela Agência Transfusional, o povo trespontano é sempre muito receptível aos convites para doarem, mas ela entende que a logística para fazer a doação em Poços de Caldas, não ajuda muito. “A equipe vindo aqui é um grande facilitador para fazer a captação”. A última coleta foi realizada em 2017, porém com a pandemia, as coletas externas foram suspensas em todo o Estado de Minas Gerais”, detalha Adriana.

Ela revela que em nenhum momento, mesmo durante a pandemia, faltou sangue na Agência e não houve desabastecimento total, correndo o risco de não atender os pacientes de Três Pontas e da microrregião, porém, os estoques se mantiveram baixos, abaixo do desejado o tempo todo. “Estamos aqui fazendo este apelo, juntamente com o Hemominas, para que esta situação volte a se normalizar. Com esta doação externa, nós acreditamos que os nossos Hemocentros estarão restabelecidos”.

Qualquer tipo de sangue é muito bem vindo, obviamente todos sabem que o O-, é um doador universal e todos os pacientes podem recebê-lo. Uma orientação importante é que será preciso fazer o agendamento, para que a captação seja organizada, com marcação de horário e não haver aglomerações e tumulto. Quem fizer o agendamento e tiver algum problema e não vai mais conseguir ir, deve desmarcar para ser substituído por outra pessoa. Ninguém vai poder chegar na hora e doar, sem o agendamento.

A 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Três Pontas está mobilizada em apoiar a iniciativa e está convocando todos os advogados e advogadas para serem doadores. Os interessados podem deixar nome completo e telefone na sede da OAB.

É PRECISO SABER

O procedimento para a captação do sangue é totalmente seguro. Todos os materiais são descartáveis, não são reutilizados e cada doar tem seu próprio material. Para estar apto a doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, assegurando a liberação para poder doar.

A partir de 61 anos, o doador precisa estar com a comprovação de ter doado pelo menos uma vez ao longo de sua vida, caso contrário não poderá doar. É obrigatório pesar mais de 50 quilos, não tido hepatite após os 11 anos. Não estar exposto a doenças sexualmente transmissíveis. Não ter realizado exames de coloscopia, endoscopia ou broncoscopia.

Outro fator importante, é que é fundamental se alimentar antes da doação e não ir em jejum, como algumas pessoas imaginam. Se a doação for após o período do almoço é preciso esperar por pelo menos três horas. É importante o doador ter uma boa noite de sono no dia anterior, para que a pessoa esteja restabelecida e descansada, apta para doar. A ingestão de bebida alcoólica, não deve ser feita 12 horas antes da doação. A pessoa que tem tatuagem pode doar, mas é preciso ter feito há um ano atrás.

Quem teve Covid-19 pode doar, mas é preciso esperar o prazo de 30 dias, após a sua total recuperação do paciente. Já em relação a vacina contra o Coronavírus, quem está imunizado precisa se atentar. Se tiver sido vacinado com a Coronavac tem que aguardar 48 horas, porém, as demais marcadas o prazo é de 7 dias.

A doação de sangue não dói, não prejudica a saúde, e em menos de 1 hora, o doador pode salvar até 4 vidas. O sangue doado é utilizado em diversos tratamentos, intervenções cirúrgicas e em casos de acidentes graves. E dá esperança de vida e saúde para todos.

Para se cadastrar basta ligar na Santa Casa, deixar o nome e o telefone. Os telefones são: 3265-9716 ou nos celulares 99706-0817 (Glenda) ou 98701-6217 (Lúcia Helena).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here