“A Unidade da Fundação Hemominas de Poços de Caldas planejou a realização de coleta externa de sangue no município de Três Pontas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital São Francisco de Assis no dia 08/12/2018 com previsão de coleta de 150 bolsas. Conforme protocolo, na semana anterior a equipe da Fundação Hemominas compareceu ao local da coleta para vistoria das condições técnicas, de infraestrutura e assinatura do protocolo de intenções de coleta. Durante a vistoria, o sistema informatizado utilizado na coleta externa foi testado e funcionou normalmente.

No dia 07/12/2018 a equipe da Hemominas chegou em Três Pontas, no local combinado e montou toda infraestrutura. Porém, a conexão com internet não estava operante. No dia 08/12/2018 um técnico em informática do Município compareceu ao local e fez as configurações para liberação da rede, mas o sistema informatizado da Hemominas (Sistema Hemote Plus) não funcionou e após várias tentativas sem sucesso, a coleta foi suspensa para que não fosse comprometida a rastreabilidade e segurança transfusional. Os candidatos à doação foram informados sobre o ocorrido no momento, no entanto, gostaríamos de contatá-los individualmente para nos desculparmos e propor outras opções para a doação de sangue.

Lamentamos o ocorrido e agradecemos o empenho da equipe do Hospital São Francisco de Assis e, em especial, do funcionário Aislan José pelo comprometimento, dedicação e envolvimento em todo processo. Esperamos continuar com a parceria junto a vosso estabelecimento e Secretaria Municipal de Saúde visto os sucessos das coletas externas anteriores realizadas em Três Pontas.

Certos de sua compreensão, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos”.

Assina a nota, a coordenadora Cibele Angélica de Souza Spina.

COMPARTILHAR