PRONTO SOCORRO JÁ ESTAVA EM FUNCIONAMENTO HÁ UM MÊS

Inaugurado em abril do ano passado, o HU – Hospital Unimed Três Pontas, iniciou suas atividades na cidade exatamente em 17 de dezembro, com os atendimentos de urgência e emergência do Pronto Atendimento 24 horas. Nele há uma equipe de médicos plantonistas, clínicos gerais, especializados em atendimentos de emergência, inclusive de crianças.

De acordo o diretor presidente da Unimed Três Pontas, Dr. Dilson Lamaita Miranda, o desejo era manter na unidade, médicos pediatras, mas, estes profissionais estão cada vez mais difíceis de serem encontrados. Prefeituras encontram esta dificuldade e no setor privado não é diferente. Na cidade mesmo, há apenas dois ou três destes especialistas. Há pediatras que estão se desvinculando de outras cidades e plantões e chegarão para compor a equipe de médicos do Hospital Unimed Três Pontas.

Um mês depois, a cooperativa inicia nesta próxima segunda-feira (21), os atendimentos nos setores de cirurgia e internação. De abril até agora, os funcionários já trabalhavam no Hospital, fazendo simulações de processos e atendimentos, verificando materiais, colocando para funcionar junto a técnico dos fabricantes, equipamentos de ponta de foram adquiridos e passando por fiscalizações rigorosas da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

A partir de agora, os médicos começam a marcar cirurgias e fazer internações no Hospital. Muitos pacientes, clientes da cooperativa e outros que contratam serviço particular, que precisavam fazer procedimentos em cidades da região ou fora dela, terão o atendimento aqui mesmo.

A estrutura conta com 28 leitos prontos, entre os da emergência e de internação, incluindo os leitos infantis. O prédio está preparado para atender o crescimento da demanda, na medida em que for necessária. Há um terceiro andar pronto, capaz de ampliar o número de apartamentos.

A equipe é formada por 67 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e técnicos de radiologia. Serviços como de limpeza e vigilância foram terceirizados de empresas especializadas.

Ao todo 67 profissionais estarão trabalhando no Hospital Unimed, incluindo serviços contratados

Como são os atendimentos

Dr. Dilson explica que o atendimento do Hospital Unimed Três Pontas são para associados e a população em geral que deseja um atendimento particular. A Unimed tem dois tipos de clientes. Aquele que adquiriu um plano de saúde que em que é pago um valor fixo mensal, independente de se utilizar ou não, que é o chamado de pré pago.  Estes podem ir até a unidade, realizar consultas, exames, medicações, internações e cirurgias sem custo nenhum.

E tem os clientes que são funcionários de empresas que fizeram convênio com a Unimed. Estes também tem acesso a todos os serviços, que pagam um valor menor, que pode ser quitado na fatura do mês que é enviado as empresas em que trabalham.

Tem também o atendimento particular. Qualquer pessoa pode procurar pelos serviços, ser atendido e pagar por ele no final, em dinheiro ou cartão.

A consulta no Pronto Socorro tem até um valor menor do que as consultas tradicionais, o que acontece em todo o Brasil.

Depois de realizar um sonho seu, de construir na sua cidade um hospital, Dr. Dilson Lamaita (foto) afirma que o objetivo agora é fazer o Hospital funcionar e bem. Primeiro ser um exemplo de atendimento, oferecendo para o cliente e para o profissional de saúde, as condições adequadas de saúde. “As pessoas que entram lá, os próprios profissionais de saúde, reconhecem e ficam satisfeitos e entusiasmados com a estrutura que foi montada. Há um profissional do Espírito Santo (ES) que vem à cidade dar plantão e volta para casa. O Hospital Unimed está equipado com equipamentos de ponta e montou uma equipe que vai exercer a medicina da forma adequada e correta”, ressaltou o médico.

Os objetivos se tornam audaciosos. Eles agora são de fazer procedimentos que ainda não são realizados na cidade. Muitas vezes há o profissional, mas faltam equipamentos.

A estrutura

Toda estrutura do Hospital Três Pontas, está em uma área de 43 mil m², sendo 7.500 m² de área construída. Ele atende os clientes de Três Pontas, Santana da Vargem, Coqueiral, Campos Gerais, Ilicínea, Guapé e das demais cidades próximas. Ele está localizado na Avenida Prefeito Nilson José Vilela, as margens da MG 167 e a obra começou a ser erguida a mais de 10 anos.

Em Minas Gerais, a Unimed possui hoje 41 núcleos de promoção à saúde, 21 unidades de pronto atendimento, 16 farmácias, 24 clínicas, 14 laboratórios, 87 ambulâncias e 14 hospitais. (Reportagem: Denis Pereira “A Voz da Notícia)

COMPARTILHAR

Comentários