Texto e fotos: Equipe Positiva

 

“Objetivo alcançado, meta superada e precisamos agradecer aos trespontanos e moradores da região que vieram doar”. É com esta frase que a farmacêutica responsável pela Agência Transfusional Adriana Beatriz Zacaroni, comemora a captação externa do mutirão de doação de sangue realizada neste sábado (26), em Três Pontas pela equipe do Hemominas de Poços de Caldas. O gesto de amor e de entrega, é motivo de festejar, pois o ato salva vidas.

Foram cerca de 150 doadores, que desta vez tiveram o horário agendado para fazerem a doação, para evitar aglomeração, no Hospital Unimed, que abriu as portas de sua unidade hospitalar e mobilizou sua equipe.

O trabalho empenhou cerca de 20 profissionais do Hemominas, mais equipe do Hospital Unimed e da Secretaria Municipal de Saúde. O chamado às doações mobilizou também profissionais da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As coletas externas são sempre realizadas com sucesso em Três Pontas e segundo a captadora do Hemominas, Lauricéia Esteves Cardoso (foto acima), elas buscam tentar atender a grande demanda das pessoas que querem fazer a doação de sangue e que não tem oportunidade. É que a cidade não tem uma unidade de coleta de sangue e muita gente que é doador, tem dificuldades em se deslocar até o Hemominas mais próximo, porque fica em Poços de Caldas. “Importante virmos aqui para estarmos próximos do doador. Não  conseguimos vir com a frequência que as pessoas podem doar – mulheres, podem doar a cada 4 meses e homens a cada 3 – mas é muito bom voltarmos em Três Pontas e ver tanta gente mobilizada”, afirmou a captadora.

Um dos doadores que foi bem de manhã para fazer a doação, foi o advogado da Câmara Municipal Marcelo Braga. Doar desde 2007, todas as vezes que o mutirão em Três Pontas, ele participa e parabeniza todos os envolvidos em trazer a captação para a cidade, facilitando assim que mais pessoas possam ajudar.

A Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis é abastecida pelo Hemominas de Poços e durante o agravo da pandemia, enfrentou momento crítico com as doações. Apesar de todos os cuidados que são adotados e garantir ser um ato seguro, seguindo todos os padrões de segurança, como o uso de máscara o tempo todo e do álcool em gel, as pessoas ficaram receosas em doar e o estoque esteve em situação crítica. Durante a pandemia, os hospitais suspenderam as cirurgias eletivas para disponibilizar os leitos para os pacientes com Covid-19, mas agora os hospitais estão retornando com estes procedimentos cirúrgicos e estão necessitando muito de sangue, porém, os doadores ainda não retornaram a rotina de doação. “Quem tem o desejo de doar ou já doou, ajude, pois a transfusão faz a toda”, faz o apelo Lauricéia Cardoso.

A coordenadora de enfermagem do Hospital Unimed, Ludmila Otacílio Pineli Mendes, ressalta a disponibilização de toda a estrutura do hospital para a captação do Hemominas. Ela destaca pessoas importantes que tiveram papel fundamental para que este acontecesse, como o diretor geral da Unimed, Dr. Dilson Lamaita, a gerente administrativa Margareth Vasco e Aislan José Lino enfermeiro do Hospital Unimed e Secretaria Municipal de Saúde, que atuou na Agência da Santa Casa e esteve a frente do processo.

Quem pode fazer a doação em Poços de Caldas pode entrar em contato com a Agência Transfusional da Santa Casa pelo telefone 3265-9716 e saber a data da ida para o Hemominas.

 

A coordenadora de enfermagem do Hospital Unimed Ludmila Mendes, farmacêutica responsável pela Agência Transfusional Adriana Zacaroni, a captadora do Hemominas  Lauricéia Cardoso e o enfermeiro do Hospital Unimed Aislan José Lino 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here