A presidente Dilma Rousseff (PT) tem 39% das intenções de voto na disputa pela reeleição neste ano, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (19). Os outros dez candidatos e pré-candidatos a presidente da República somados têm 40%.

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O segundo colocado na pesquisa é o senador Aécio neves, que foi oficializado no último sábado como candidato do PSDB.

Segundo o levantamento, ele tem 21% das intenções de voto. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, aparece com 10%. O quarto colocado na disputa presidencial, Pastor Everaldo, do PSC, tem 3%.

Além de Dilma, Aécio, Campos e Pastor Everaldo, o Ibope incluiu no levantamento estimulado os nomes de Magno Malta (PR), Zé Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levyv Fidelix  (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL). As intenções de voto nos sete somam 6%.

Na última sexta-feira (13), dia em que a pesquisa era realizada, o PSOL anunciou que o senador Randolfe Rodrigues desistiu de concorrer à Presidência pelo partido. A ex-deputada federal Luciana Genro (RS) vai substituir Randolfe na disputa.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:

– Dilma Rousseff (PT): 39% das intenções de voto
– Aécio Neves (PSDB): 21%
– Eduardo Campos  (PSB): 10%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– Magno Malta (PR): 2%
– Zé Maria (PSTU): 1%
– Outros com menos de 1%: 3%
– Brancos e nulos: 13%
– Não sabem/não responderam: 8%

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios entre os dias 13 e 15 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00171/2014.

Segundo turno

O Ibope também simulou duas possibilidades de segundo turno, uma com eventual disputa de Dilma contra Aécio e outra de Dilma contra Eduardo Campos.

Cenário 1

– Dilma Rousseff: 43%
– Aécio Neves: 30%
– Branco/nulo: 19%
– Não sabem/não responderam: 8%

Cenário 2

– Dilma Rousseff: 43%
– Eduardo Campos: 27%
– Branco/nulo: 21%
– Não sabem/não responderam: 9%

Avaliação do governo

Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação que fazem do governo Dilma.

Segundo o Ibope, 31% disseram que ele é “ótimo” ou “bom”, 33% avaliaram a administração como “ruim” ou “péssima” e 34% a classificaram como “regular”. De acordo com o instituto, 1% não sabe ou não quis responder.

Fonte: G1

 

COMPARTILHAR

Comentários